Sinapse por Luiz Paulo Andrade, 7 de maio às 17:00mm-01

Depois de descobrir o Google insights e achar fantástico, comecei a brincar com a ferramenta e descobri coisas interessantíssimas…. você não conhece o Google insights? que espécie de newrônio é você?!? E faça o favor de clicar no link e aqui na foto para continuar lendo…

Pronto! Continuando…

lara

Fiz buscas procurando por palavras-chave e descobri uma coisa bem interessante: procurando pela palavra “Jogos” nota-se um crescente e notável aumento (3200%) da tag “Jogos meninas”, e isso me levou a fazer uma busca um pouco mais aprofundada utilizando o google ad planner.

Nele, descobri que a taxa de visitação de sites de jogos direcionados a meninas tem aumentado consideravelmente.

Os games e videogames tradicionais são muito direcionados ao público masculino, exclusivamente por uma questão cultural, digamos, “evolucionista”. Antes mesmo de surgirem os games eletrônicos, praticamente todos os aficcionados por jogos eram os homens. Com a tecnologia e eletrônica não era diferente, e na década de 80 os aficcionados da vez  eram mais precisamente os clássicos  “nerds” (atentem para “nerds” e não geeks). E, a partir da evolução dos computadores, e  consequentemente da aparição de jogos para eles, os usuários eram os mesmos. logo, com o surgimento dos videogames, os jogos foram diretamente associados ao hábito masculino (até por uma questão mais profunda e psicológica da competição masculina, mas isso é um outro assunto :b).

newronio-girl-power

O fato é que há um número crescente de websites de games dedicados ao público feminino, principalmente ao infantil. Para as tags “Jogos Meninas” há atualmente por volta de 2,8 milhoes de resultados de Sites do gênero como os das bonecas Barbie e polly que são 100% interativos e baseados em games que podem ser jogados diretamente no site.

Outro fato interessante é a inserção crescente de mulheres em jogos de Estratégia em tempo real(MMORPG) e a existência de jogos desse porte exclusivamente direcionados ao público feminino como é o caso do  jogo Hello Kitty Online.

A ambientação, os personagens e as missões do jogo são tão desinteressantes para um menino quanto GTA San Andreas é para uma menina. jogos que fazem o gênero “Cute” como Maple storyPangya (Lê-se Pang Ya!) e Gunbound são muito populares entre as gamers.

Resumindo, as gamers e aspirantes a…  estão tão presentes no cenário “gamístico” quanto os gamers, e a demanda só cresce. A única coisa que falta é a oferta de qualidade.

Sinapse por Luiz Paulo Andrade, 7 de maio às 17:00