Essa semana, o Facebook fez um anúncio em vários jornais ingleses, algo não muito comum para uma plataforma digital. O motivo dessa publicação foi ensinar as pessoas a identificarem notícias falsas, ja que o país passará pelas eleições parlamentares, momento muito importante para os ingleses depois do BREXIT. Também é muito importante lembrar que as eleições americanas, que ocorreram no final do ano passado, foram cheia de boatos e notícias falsas, então o Facebook luta para que o mesmo não aconteça na Inglaterra.
O anúncio de página inteira vem antes das notícias impressas assim como orientações de como identificar notícias falsas acompanharão o feed de notícias dos ingleses, tornando o Facebook presente em grande parte dos canais de notícia.
A plataforma já vem utilizando essa abordagem em outros países como Alemanha e França. Mesmo após conseguir fechar mais de 10.000 contas falsas e canais que criavam boatos e se dedicar muito para filtrar o melhor conteúdo para seus consumidores, o Facebook ainda diz ser muito difícil acabar com boatos.
Entre as principais recomendações está investigar a URL, verificar se é algum tipo de piada e analisar a fonte da notícia. É também possível ler as melhorias que a plataforma vem aplicando no link.
Em um mundo hiperconectado, notícias falsas podem tomar proporções erradas e serem muito influentes em resultados extremamente relevantes para um país, como uma eleição, sendo de grande importância a educação de todos os internautas, frequentes ou não.
Você precisa fazer login para comentar.