Sinapse por Vince Vader,17/11/2009.

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Saudações! No post dessa semana vamos falar um pouco sobre o processo de game design e componentes chave de um game. 

Quando eu trago esses conceitos em análise não estou dando exclusividade ao processo de criação de jogos eletrônicos; falaremos de guias estruturais que se adequam a qualquer game que formos dar forma.

Antes de mais nada, gostaria de indicar dois livros que foram a base para a criação desse post: Fundamentals of Game Design e Game Design Workshop. Recomendo fortemente esses dois títulos para todos os interessados em estudar a área de games.

 Vamos ao que interessa. Separei de maneira bem objetiva e em bullets os conceitos principais para entendermos o básico dessa história toda, vamos à eles:

 

• Entendendo conceitos primordiais para roteiro de games

 

Game design é um processo de:

•Imaginar um jogo

•Definir como ele funciona

•Descrever os elementos que irão compor o jogo (conceito, arte, fundamento)

•Transmitir essas informações ao time que irá produzi-lo

 

Componentes-chave de games:

•Core mechanics: o cerne do jogo, os desafios e ações

•Interface: como o player se relaciona com o jogo

•Storytelling Engine: o roteiro imersivo em si

 

Newronio

 

Estágios de elaboração de um game

• Ache um conceito

• Defina um público

• Determine o papel do jogador no game

• Encha de “sonhos”, transforme a experiência em algo imersivo

 

Anatomia de um game designer

• Imaginação aguçada, mas focada em adaptar linguagem ficcional ao público final.

• Conhecimento técnico – o que é possível e o que não é

• Competência analítica – é bom e adequado ou não é?

• Competência matemática

• Competência estética

• Cultura geral e referencial ampla

• Capacidade esboçar idéias

 

• Elementos indispensáveis em um jogo

Seja um jogo de Playstation de luta, seja o clássico jogo da velha, seja um advergame para a Pepsi ou um game de ação para Xbox 360 patrocinado pelo Burguer King, alguns elementos são comuns e sempre estarão presentes. Logicamente poderíamos elencar uma lista infinita, mas vamos nos concentrar em quatro principais:

 

1.      Personagem jogador;

2.      Cenário;

3.      Desafio;

4.      Premiação.

 

1. Personagem jogador
É o eu do jogador na história. Nele está o caráter de ação que pode ser desde simplesmente derrotar oponentes em lutas como decifrar um mistério ancestral juntando partes da ossada sagrada de Ramsés II. Todo jogo tem essa figura- Mario, Link, Megaman, Lara Croft; no fórum do GameDev, os usuários reforçam: “até o Pong, um dos primeiros games eletrônicos tinha um personagem jogador, que era a pranchinha que rebatia a “bola” quadrada”.
2. Cenário
Aqui é onde o personagem será alocado. Onde irá passar a história. Aqui cenário é tudo que não é personagem. É um elemento totalmente dispensável, no sentido de que a sua história não seja tão elaborada, afinal, a importância ao mesmo se dá em proporção à profundidade da história que será apresentada ao player.
3. Desafio
Vilões, enigmas, armadilhas, passagens secretas, chefões e toda sorte de coisas pra complicar a vida do personagem jogador e, conseqüentemente, do player. Um jogo sem desafio não tem graça, um jogo “facinho” idem. O que os players querem é desafio.
4. Premiação
Um ranking bem sucedido entre os amigos, o prêmio de uma promoção de game online, um final surpreendente que poucos atingiram… assim funciona a premiação, como uma recompensa para o player.

Na próxima semana vamos falar um pouco sobre a criação de roteiros, plots e metaplots. Até lá. May the force be with you.

Twitter @VinceVader @NewronioESPM