Sinapse por Vince Vader,17/11/2009.
Saudações! No post dessa semana vamos falar um pouco sobre o processo de game design e componentes chave de um game.
Quando eu trago esses conceitos em análise não estou dando exclusividade ao processo de criação de jogos eletrônicos; falaremos de guias estruturais que se adequam a qualquer game que formos dar forma.
Antes de mais nada, gostaria de indicar dois livros que foram a base para a criação desse post: Fundamentals of Game Design e Game Design Workshop. Recomendo fortemente esses dois títulos para todos os interessados em estudar a área de games.
Vamos ao que interessa. Separei de maneira bem objetiva e em bullets os conceitos principais para entendermos o básico dessa história toda, vamos à eles:
• Entendendo conceitos primordiais para roteiro de games
Game design é um processo de:
•Imaginar um jogo
•Definir como ele funciona
•Descrever os elementos que irão compor o jogo (conceito, arte, fundamento)
•Transmitir essas informações ao time que irá produzi-lo
Componentes-chave de games:
•Core mechanics: o cerne do jogo, os desafios e ações
•Interface: como o player se relaciona com o jogo
•Storytelling Engine: o roteiro imersivo em si
Estágios de elaboração de um game
• Ache um conceito
• Defina um público
• Determine o papel do jogador no game
• Encha de “sonhos”, transforme a experiência em algo imersivo
Anatomia de um game designer
• Imaginação aguçada, mas focada em adaptar linguagem ficcional ao público final.
• Conhecimento técnico – o que é possível e o que não é
• Competência analítica – é bom e adequado ou não é?
• Competência matemática
• Competência estética
• Cultura geral e referencial ampla
• Capacidade esboçar idéias
• Elementos indispensáveis em um jogo
Seja um jogo de Playstation de luta, seja o clássico jogo da velha, seja um advergame para a Pepsi ou um game de ação para Xbox 360 patrocinado pelo Burguer King, alguns elementos são comuns e sempre estarão presentes. Logicamente poderíamos elencar uma lista infinita, mas vamos nos concentrar em quatro principais:
1. Personagem jogador;
2. Cenário;
3. Desafio;
4. Premiação.
1. Personagem jogador
É o eu do jogador na história. Nele está o caráter de ação que pode ser desde simplesmente derrotar oponentes em lutas como decifrar um mistério ancestral juntando partes da ossada sagrada de Ramsés II. Todo jogo tem essa figura- Mario, Link, Megaman, Lara Croft; no fórum do GameDev, os usuários reforçam: “até o Pong, um dos primeiros games eletrônicos tinha um personagem jogador, que era a pranchinha que rebatia a “bola” quadrada”.
2. Cenário
Aqui é onde o personagem será alocado. Onde irá passar a história. Aqui cenário é tudo que não é personagem. É um elemento totalmente dispensável, no sentido de que a sua história não seja tão elaborada, afinal, a importância ao mesmo se dá em proporção à profundidade da história que será apresentada ao player.
3. Desafio
Vilões, enigmas, armadilhas, passagens secretas, chefões e toda sorte de coisas pra complicar a vida do personagem jogador e, conseqüentemente, do player. Um jogo sem desafio não tem graça, um jogo “facinho” idem. O que os players querem é desafio.
4. Premiação
Um ranking bem sucedido entre os amigos, o prêmio de uma promoção de game online, um final surpreendente que poucos atingiram… assim funciona a premiação, como uma recompensa para o player.
Na próxima semana vamos falar um pouco sobre a criação de roteiros, plots e metaplots. Até lá. May the force be with you.
Twitter @VinceVader @NewronioESPM
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