Qual é a diferença entre conservação e preservação? Se te interessa proteger a herança do cinema, talvez essa informação lhe seja útil.

Tanto a conservação quanto a preservação são abordagens particulares que se baseiam primordialmente em proteger o estado físico de um filme. Enquanto a conservação pode envolver reparos ou tratamentos químicos, a preservação é bem mais manual. A preservação envolve ações que minimizam a deterioração e evitam novos danos ao filme – ações como controle do ambiente, prevenção de pragas e criação de cópias de acesso para minimizar o manuseio dos elementos originais.

Ou seja: a conservação neutraliza os danos já existentes enquanto a preservação tenta prevenir danos futuros. Juntas, tem como objetivo dar mais acessibilidade ao patrimônio cinematográfico.

Conservation vs. Preservation: How MoMA is Safeguarding Film Heritage

Uma instituição muito conhecida que trabalha para desmistificar suas práticas de conservação e preservação é o Museu de Arte Moderna. Na segunda parte da série de vídeos Film Vault Summer Camp no YouTube, a equipe do MoMA nos mostra três filmes de sua coleção: Lime Kiln Club Field Day (1914/2014), Katharine Hepburn como Joan Of Arc em Technicolor Screen Test (1934) e Andy Warhol’s Kiss (1963-1964).

As necessidades práticas de conservação de cada filme são diferentes e feitas sob medida. Por exemplo, durante o processo de digitalização do nitrato do Lime Kiln Club Field Day, os conservadores decidiram realizar uma limpeza digital. Enquanto isso, Kiss foi essencialmente deixado sozinho, com seus riscos e tudo, de acordo com a maneira artística de Warhol de encarar as coisas e deixa-las “como estão”.

No vídeo abaixo, podemos compreender os esforços necessários para conservar e preservar os filmes que tanto adoramos. Além de nos lembrar visualmente da singularidade do cuidado de cada filme e como são necessários profissionais treinados com formação técnica e histórica em cinema.

Construindo minha odisseia com palavras que encontro por aí