Sinapse por Ingrid Halpern, 6/07/2010

O Bolsa de mulher, grupo online especializado no universo feminino, está promovendo uma ação baseada na pesquisa feita com 3 mil mulheres de todo o país sobre consumo feminino de bebida alcoólica, buscando chamar a atenção do mercado publicitário. As informações obtidas pela Sophia Mind, empresa de pesquisa e inteligência de mercado do grupo, sinalizaram a importância das mulheres, principalmente no consumo de cerveja, já que representam 35% de participação de mercado neste setor, em que 10 bilhões de reais são consumidos pelo público feminino. Já entre as entrevistadas que consomem algum tipo de bebida – 47% delas – 88% bebem cerveja.  A pesquisa também detectou que 60% pagariam a mais por uma cerveja especial e 84% delas experimentariam uma cerveja feita para mulheres. Ou seja, uma cerveja leve, clara e principalmente “light”, de preferência “long neck”.

 Além disso, 70% das entrevistadas acham as propagandas de cerveja machistas e estereotipadas. Segundo o diretor de marketing do Grupo Schincariol, Luiz Taya, de fato, a comunicação do produto tem uma energia machista, mas, quando um grupo de mulheres vai a um bar e pede cerveja, elas sentem um certo “status” ao invadir um espaço que é tradicionalmente masculino.

Com tais informações, o Bolsa de Mulher, primeiramente, contratou uma mestre cervejeira que foi encarregada de criar dois sabores exclusivos de cerveja, Blonde e Amber.

A partir disso, deu a largada para a campanha ao atrair agências do país inteiro para o hot site da promoção, convidando-as a se cadastrar e participar. As primeiras 25 agências inscritas receberão a visita da mestre cervejeira com os dois sabores para degustação; as outras agências receberão caixas com os produtos para também participarem da votação e eleger o sabor preferido do público feminino. As usuárias do site Bolsa de Mulher também votarão e o sabor vencedor será o foco do desafio lançado para os publicitários.

A segunda etapa compreende na criação do rótulo para a Cerveja de Mulher. O grupo financiará as agências para o desenvolvimento da campanha que será veiculada nas plataformas do Bolsa de Mulher; o melhor rótulo, a melhor campanha e o melhor plano de mídia serão premiados.

A Cerveja de Mulher é uma forma provocadora de chamar a atenção dos fabricantes de cerveja e das agências para esse mercado tão relevante. A partir das informações encontradas, é mais do que necessário essas empresas analisarem mais cautelosamente esse universo e adotar uma comunicação mais adequada a elas ou criar um produto que seja mais fiel ao gosto deste público. E ainda tem quem pense que as mulheres são o sexo frágil!

Twitter: @newronioespm