#éoquetemprahoje por Thássio Marcelo

A questão da sustentabilidade tem sido um furor no mundo globalizado a bastante tempo, mas ainda faltam iniciativas que invadam novas esferas e arrebate em sua órbita todas as camadas sociais com ações que elucidem a gestão das forças e o funcionamento das sociedades modernas.

A preocupação com o planeta é regalada à antecâmera das preocupações intelectuais reais e quase não apararece no questionamento social, não merecendo a investigação problemática. Tratar de cuidar e zelar pelo mundo é uma prática ainda superficial, embora o mesmo tenha expelido pedidos de socorro aos quatro ventos.

Mas nunca é tarde para acordar e enxergar os problemas. Aos poucos, empresas, ONGs e governos têm se juntado para discutir sobre os diversos bens naturais que precisam de ajuda. Foi assim que nasceu o Dia Mundial da Água, criado em 22 de março de 1992 pela ONU.

A data foi lembrada pela Coca-Cola que hoje veicula um anúncio assinado pela DPZ. A peça, que será publicada nas mídias impressa e digital, fala sobre a política mundial para recursos hídricos seguida pela empresa, baseada em três “Rs”: Reduzir a água usada na produção de bebidas; Reciclar a água restante do processo para outros usos; e Repor a água às comunidades e à natureza.

A Hora do Planeta é outro movimento com proposta anti-aquecimento global da ONG WWF, que tem mobilizado a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global desde 2007.

O que antes tinha começado apenas na cidade de Sidney, hoje, envolve mais de 1 bilhão de pessoas em 128 países. Com um ato simbólico, governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante 60 minutos. E esse ano a mobilização promete ser ainda maior.

Um novo comercial da WWF, assinado pela Leo Burnett de Sidney, já foi lançado para convidar todos a apagarem as luzes por uma hora, das 20h30 às 21h30, no próximo sábado, 26.

No Brasil, a 141 SoHo Square também criou campanha para promover o evento.

Não esqueça, faça sua parte. Zele pelo planeta.

Curtiu? Twitta aí: @NewronioEspm @Thassio_Marcelo