A Bayer é sem dúvida uma empresa com uma presença marcante no mercado brasileiro tanto que um antigo slogan  “Se é Bayer é bom” tem até hoje um ótimo recall em meio aos consumidores brasileiros. E essa empresa é a dona da Aspirina®, aquele medicamento coringa que já nos salvou em várias ocasiões das nossa vidas.

Júlia Pimenta – ex- Arenas na área de Planejamento Estratégico e aluna da ESPM – trabalha por lá como estagiária e vai contar um pouco do dia-a-dia dessa gigante alemã.

17862577_1358737130886370_3594670793161162635_n

Se você também trabalha em um lugar interessante e gostaria de contar a sua experiência nessa empresa, agência ou startup, escreva para gente.

1. De onde vem essa empresa e qual seu segmento de negócio?

A Bayer foi fundada em 01 de agosto de 1863 por dois amigos, Friedrich Bayer e Johann​ Friedrich Weskott​ com uma sociedade limitada de nome “Friedr. Bayer et Comp.” O objetivo era a fabricação e venda de corantes sintéticos, atuando no setor têxtil. Entre 1881 e 1914 a empresa passa a ter laboratórios de pesquisa e passou a não ser mais apenas uma empresa de corantes.

Em 1899 a Bayer através de estudos e pesquisas provenientes de seus laboratórios lança um medicamento inovador conhecido como “A droga do século”, a Aspirina® , Foi desenvolvida por Felix Hoffman sendo o medicamento mais antigo do portfólio da empresa.

No Brasil, a Bayer chegou em 1986 e construiu uma imagem sólida. Hoje a Bayer Brasil tem importantes unidades de negócio nas suas três grandes áreas de atuação, Saúde, Agronegócio e Materiais sólidos.

2. Qual sua posição na empresa?

​A Bayer AG é uma empresa multinacional do setor químico e farmacêutico, e tem cinco divisões:

1- Animal Health, que tem como foco a saúde animal;

2- Bayer Pharmaceuticals, que tem foco medicamentos que necessitam de receita médica;

3- Bayer Consumer Health, que está voltada para medicamentos, cosméticos e produtos de consumo, que não necessitam de receita médica;

4- Bayer Crop Science, que visa tornar a economia agrícola mais produtiva, sendo a terceira maior empresa de insumos agrícolas inovadores do mundo;

5- Covestro, responsável por Material Science, especializada em polímeros.

Todas essa divisões tem foco na melhoria da qualidade de vida dos consumidores de maneira sustentável, como o próprio Slogan mundial que diz:

“Science for a better life”.

Eu trabalho na divisão da Consumer Health, na área de marketing, destinada às marcas Gino-Canesten e Dr.Scholl’s. Na minha equipe estou no cargo de estagiária e comigo trabalham mais um analista, a  gerente de marca, um head de categoria e um diretor de marketing.

3. Como foi o processo de seleção?

O processo de seleção se iniciou em um site especialista em vagas de empregos com o preenchimento de “cadastro” relatando informações pessoais e profissionais. Com as informações registradas, realizei um teste online na plataforma de lógica, matemática, português e inglês. Todos os testes tinham tempo cronometrado e uma exigência mínima de pontos.

Com o teste realizado, fui chamada pela empresa Dreves & Associados, responsável pelo processo seletivo Bayer, para participar de um painel já em segunda etapa .

Esse painel foi composto por pessoas de diferentes áreas de atuação sendo realizados testes na presença de profissionais na área de seleção e RH

Após duas semanas fui convocada para um segundo painel, (terceira etapa) , agora na sede da própria Bayer, na presença dos gestores das áreas que estavam com vagas abertas. O painel foi muito interessante, com pausas para lanches e para discutirmos com os gestores lá presentes para entendermos mais sobre as áreas em que os mesmos atuavam.

Ao final de duas semanas recebi um telefonema do RH dizendo que havia sido aprovada sendo direcionada para a área na qual haviam me selecionado .

O processo seletivo foi longo com seis meses de duração mas enriquecedor.

4. Quais os pontos que você pode destacar em relação a essa empresa?

A Bayer é uma empresa que se preocupa muito com o bem estar de seus funcionários.

Suas instalações estão no bairro do Socorro, zona sul de São Paulo e pensando na conveniência e atendimento às necessidades do cotidiano de seus colaboradores e ocupando uma área de 188.000 metros quadrados, onde 78.000 são de área construída foi estudada a divisão estrutural em 34 prédios entre fábricas, administração, escritórios laboratórios restaurantes, salão de cabelereiro, lavanderia, agência de turismo, loja de conveniência , consultórios médicos e até lava rápido.

A área também oferece estacionamento destinado aos funcionários, área para feira de legumes, frutas e verduras realizada semanalmente, área para venda de carnes e área destinada a food trucks

Localizada próxima ao Rio a empresa construiu uma ponte para que seus funcionários tivessem acesso facilitado da estação do metrô Santo Amaro,

Além disso, todas as sextas feiras o horário de trabalho oficial é das 7:30 às 13:30. Isso para que o colaborador consiga no período da tarde resolver pendências pessoais e não ter que correr e se preocupar durante a semana.

5. Algum outro ponto /detalhe/informação/curiosidade que você gostaria de compartilhar com os leitores sobre sua experiência na empresa?

A Consumer Health da Bayer , divisão onde trabalho, contém um portfólio bem variado de produtos entre remédios OTC, suplementos, protetores solares, dermocosmético, Seguem alguns exemplos :

• Azelan® (ácido azeláico): Medicamento dermatológico utilizado no tratamento de acne leve e moderada.

• Aspirina® (ácido acetilsalicílico): medicamento multifuncional com ação analgésica, antitérmica e anti-inflamatória, indicado para alívio de dores em geral.

• Bepantol®Baby: Creme anti assaduras , com dupla proteção,  sem corantes , conservantes e perfume, ideal para a delicada pele do bebê.

• Bepantol®Derma: Desenvolvido para cuidados com a pele, possuindo diversos tipos de apresentação para lábios, pele, cabelos, áreas depiladas, pele ressecada,  unhas, cutículas e etc.

• Claritin® (Loratadina): Anti-histaminico, que ajuda a reduzir os sintomas da alergia, rinite, coceira nasal, nariz escorrendo dentre outros sintomas relacionados .

• Flanax® (Naproxeno sódico): Anti-inflamatório com ação analgésica, indicado para tratamento das dores no corpo. Tem dupla ação e age na causa da dor, com inicio da ação em 20 minutos e duração de 12h .

• Redoxon® (ácido ascórbico): Suplemento de vitamina C, ajuda na imunidade. Dentro de Redoxon, ainda existe Redoxon® Zinco, que tem o acréscimo do zinco, substância que colabora com a multiplicação das células de defesa do organismo.

• Redoxitos®: Vitamina C em forma de gominho, desenvolvida para crianças a partir de 4 anos.

• Coppertone®: Protetor solar.

• Gino Canesten® (Clotrimazol): Medicamento ginecológico, com foco no tratamento da candidiase.

• Dr Scholls®: Palmilhas e acessórios para o cuidado dos pés que visam aumentar o conforto dos sapatos e dos pés.

Além desses 11 principais existem marcas maduras, que são pouco focadas pela companhia no Brasil como, Supradyn®, Bepantol® Mamy,  Beneroc®, Canesten®, Saridon®. Advantan®, entre outros.

A grande maioria das marcas da Consumer Health apresenta grande diversidade de “Stock Keeping Unit” (SKU), que pode ser entendido como cada tipo de apresentação de uma linha de produtos, por isso, o portfólio pode ser considerado abrangente, extenso e profundo.

avatar_darlan

Darlan Moraes Jr

Formado em Comunicação Social pela ESPM e Administração de Empresas pela PUC de São Paulo.
Foi Diretor de Criação em agências como JWT na República Tcheca, D´Arcy na Romênia, BBDO na Letônia e Rússia dentre outras. No Brasil trabalhou em agências como a McCann. Depois de 15 anos fora da pátria mãe, retornou em 2012 e hoje trabalha – através da sua empresa Nova Opção - com aproximação do Brasil, Rússia & Leste Europeu em diversos segmentos de business.
www.darlanmoraesjr.com
www.novaopcao.biz

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.