#éoquetemprahoje por Thássio Marcelo
Apesar da era dos tablets ter começado a pouco mais de 1 ano, com o lançamento do primeiro iPad, as transformações no mercado publicitário foram inevitáveis. Uma nova rotina surgiu nas agências e mídias revolucionando a maneira e formato das publicações editoriais.
Foi o que aconteceu em 2010 com a Wired, a primeira revistra com conteúdo desenvolvido para iPad. Sua inovação trouxe um novo formato de interação com a leitura, tendo destaque as páginas ajustáveis, conteúdos interativos, imagens em movimento e áudio. Surge com essa tecnologia um novo processo de trabalhar a imaginação, capaz de ser adaptada a um universo infinito de possibilidades. Isso ficou bastante evidente no vídeo abaixo:
A revista é toda interativa, começando pela capa, que transforma os títulos das matérias em links diretos para elas. Além disso, um vídeo pode ser acessado ao apertar um ícone especial. A publicidade ganhou vida, proporcionando troca de experiências entre a marca e o consumidor.
No Brasil, algumas agências enxergaram bem essa oportunidade e estão investindo pesado no modelo de anúncios interativos para tablets. O exemplo mais recente é a publicidade do Sundown Kid para iPad publicado na Veja digital.
Com assinatura da DM9DDB, a peça faz parte da campanha de verão, que leva o mote “Sundown Kids. Porque a vida gira em torno do sol”. Veiculada na revista Veja no iPad (edição 2201), a peça segue a mesma linha dos anúncios e permite total interação dos consumidores, que podem colorir ou desenho por meio de toques na tela.
A ação se vale de toda a interatividade que o tablet concede e disponibiliza a ferramenta na própria tela, facilitando o manuseio. “O anúncio dá aos consumidores a oportunidade de deixar a criatividade falar mais alto com um simples toque na tela. A peça ainda pode se tornar uma brincadeira entre pais e filhos que, juntos, interagem com a marca de forma lúdica”, comenta André Pedroso, diretor de Criação da DM9DDB.
Apesar do mercado estar dando seus primeiros passos quanto aos anúncios interatrivos, este tem se firmado como maior tendência em comunicação para os próximos anos. Além dos celulares, games e mídias sociais, os tablets entraram com força no jogo para disputar a verba de publicidade nas principais agências.
Curtiu? Twitta aí: @NewronioEspm @Thassio_Marcelo