Hoje é um dia especial para os fãs de extraterrestres e, principalmente, para os fãs da franquia de filmes “Alien”, pois é oficialmente Alien Day.

O Alien Day surgiu em 2009 como uma homenagem aos exatos 30 anos após a estréia do primeiro filme da franquia, porém era apenas um evento local e pequeno, produzido pela Dark Horse Comics. Em 2016 a FOX oficializou esse dia especial e o tornou global, sendo que a data desse acontecimento (26/04) foi escolhida como uma referência à lua em que o primeiro filme ocorre, a LV-426.

O criador e gênio por trás da franquia é Ridley Scott, que conseguiu revolucionar esse gênero de horror misturado com ficção cientifica, trazendo uma nova e complexa raça alienígena para as telas.

A trama dos filmes normalmente gira em torno de uma batalha de humanos contra os aliens hostis criados por Scott, os chamados Xenomorfos (Xenomorphs), que não são como qualquer alien genérico encontrado por ai. A estrutura corporal de seus corpos e seu ciclo de vida foram milimetricamente pensados e detalhados, fazendo com que quem esteja assistindo os filmes quase acredite que essa raça alienígena realmente exista.

Para a melhor compreensão da franquia é necessário um entendimento mais profundo sobre essas criaturas. O nome Xenomorph vem da junção das palavras gregas “xeno” que significa ‘estranho’ e “morph” que se traduz ‘forma’, e ele é considerado uma das mais mortais espécies fictícias de aliens.

Ele possui um ciclo de vida peculiar, que é como o de um vírus, constituído por quatro fases, sendo a primeira a do “ovo”, que logo evolui para o facehugger (pois ele se gruda ao rosto da pessoa), que introduz um tipo de parasita no corpo do hospedeiro (chestbuster), por fim, em torno de algumas horas ele rasga a barriga do humano o matando e se transformando no Alien em sua forma adulta, que é a mais conhecida.

Os Aliens não possuem olhos aparentes, o que os tornam mais assustadores ainda,  porém em alguns filmes e jogos é possível identificar que eles possuem sim uma visão primitiva e provavelmente utilizam-se de sua língua como guia.

Apesar de assustadores, os Xenomorfos não são indestrutíveis. A franquia mostra que é possível mata-los com uma arma de fogo de alto calibre, ou para casos de muitos deles em um mesmo local, com algum tipo de explosão poderosa.

Anote essas dicas caso precisa delas em alguma invasão, e para comemorar esse dia tão especial é indispensável uma maratona dos filmes da saga. Não se esqueça: “No espaço ninguém pode ouvir você gritar”, feliz Alien Day!

sou legal mas nem tanto.