Há quem diga que a televisão vem perdendo espaço, que outras mídias estão tomando seu lugar, que cada vez menos gente se informa através de telejornais e blá blá blá. Não vou dizer que isso é totalmente mentira. Assim como tudo nesse mundinho de deus, quem não inova fica pra trás mesmo. E isso serve, também, para televisão.

E como aquela tal de Globo não é boba nem nada, transformou a internet de inimiga mortal a principal aliada. Depois da campanha de Três Irmãs, agora ela inova, mais uma vez, com a minissérie Capitu.

A emissora criou dois sites para divulgá-lo. Um primeiro para qual você envia seu vídeo lendo um trecho de Dom Casmurro. Os vídeos enviados são moderados e, se aceitos, vão sendo postados ao lado de outros trechos até completar a história, como se fosse um audiobook. E dá, também, para ir lendo enquanto escuta, já que o livro está disponível no site.

O segundo segue como todos os sites de programas da Globo, utilizando o servidor da emissora. Através de um formato interativo, fala um pouco sobre a minissérie, dá alguns créditos, traz um link para o primeiro site, para um blog que conta um pouco dos bastidores e um espaço para comentários sobre uma das outras ações de divulgação.

Alguns DVD’s com o trailler da minissérie foram espalhados por livrarias, cafeterias e faculdades, como se alguém tivesse esquecido-os lá, sobre mesas, lixeiras, balcões. A partir daí, as pessoas que os encontravam passaram para outras, que passaram para outras, gerando um… viral!

Cada ação dá suporte à campanha que não podia estar mais integrada e interativa. Até deu uma vontadezinha de voltar a assistir TV Globo…

Marcela Alvarez: 27 de novembro de 2008 às 18h 13min.