oxygen2Em meio a tanta modernização não é de se estranhar o retorno de produtos com um ar antigo. Os consumidores veem nos produtos vintage um retorno à qualidade, à vida mais saudável, à época na qual tudo era mais natural e original. A era da obsolescência programada traz não só inovações tecnológicas com curto prazo de validade, mas também, a necessidade de produtos que sobrevivam ao passar do tempo, ou que tragam essa sensação.

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Pensando nisso, Catarina Portas – jornalista portuguesa – começou uma investigação sobre os produtos antigos que eram vendidos no país – após identificá-los e se dar conta de que reunidos gerariam um acervo bastante variado, ela deu forma a uma idéia de negócio. Alguns destes produtos ainda possuíam sua embalagem original, outros foram fabricados especialmente para serem vendidos na sua loja, chamada A Vida Portuguesa. Para isso, foram feitos acordos com as indústrias que reativaram modos de produção já esquecidos.

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No seu portfólio, estão produtos de cozinha (como azeite, chá, café), de banho (sabonetes, pastas, pincéis), de despensa (ceras e materiais para limpar metais), além de cadernos, cartas de baralho, brinquedos, azulejos e mais uma infinidade de mimos que chegam a ter sua origem a mais de 100 anos.

É óbvio que tanta exclusividade e nostalgia têm alto custo, mas o cliente da loja não está preocupado com isso. A felicidade de reviver momentos de seus avós ou matar a saudade de um produto que lembre a infância faz A Vida Portuguesa se manter viva e, até mesmo, ser eleita pela revista Time Out uma das dez lojas mais originais de Lisboa.

Produtos como Corn Flakes, cerveja Brahma, Coca-cola e até mesmo modelos recentes de automóveis entraram nessa onda vintage e resgataram inspiração no passado, entendendo que há valores muito atraentes ligados à memória afetiva das pessoas. A Vida Portuguesa, porém, não traz só a imagem, mas a sensação de que aqueles produtos realmente foram feitos da mesma forma de quando eram lançamentos – o que, muitas vezes, é verdade – reafirmando o valor das coisas antigas para novos consumidores.

oxygen2Colaboração Talent Oxygen