Infelizmente, não é novidade que as mulheres são objetificadas pela mídia. Rostos perfeitamente simétricos, peles perfeitas e corpos esculturais são encontrados por toda a publicidade.
Com uma pesquisa simples pelas tags “mulher bonita” ou “mulher de verdade” em um banco de imagens muito utilizado pelos publicitários, o Shutterstock, a Dove percebeu que os padrões irreais de beleza estão enraizados na nossa cultura desde muito tempo. Além de não retratar a mulher dos dias atuais, que trabalha e ocupa o lugar que quer na sociedade, a maioria das fotos tem um tema sexualizado.
Mas como mudar um dos maiores bancos de imagens do mundo?
A ideia foi realizar um “hack” do bem, onde diversos fotógrafos fizeram ensaios em que as mulheres foram retratadas como na realidade. Com o intuito de lutar contra a desigualdade entre os gêneros, as fotos foram colocadas no site com as mesmas tags de antes, renovando o acervo.
Depois que a ideia foi para o ar, fotógrafos do mundo inteiro aderiram ao movimento para redefinir os bancos de imagem. O desafio agora que as imagens já estavam disponíveis para serem usadas, era fazer com que os criativos as usassem para futuras campanhas, e assim decidiram veicula-las com um pedido de mudança.
Todo o processo foi resumido em um video case, que retoma todo o conceito da real beleza Dove de uma maneira ainda mais enfática.
Quando pesquisamos as tags mencionadas no acervo, a maioria das fotos ainda revela o padrão antigo, mas quem sabe com esse pontapé inicial, as coisas não mudem daqui pra frente?
Você precisa fazer login para comentar.