Um gênero que sempre estará presente na história do cinema são os filmes jovens, seja como em clássicos como Jovens Loucos e Rebeldes e Clube dos Cinco até os mais recentes O Maravilhoso Agora e As Vantagens de Ser Invísvel, a juventude parece ser uma fase que possui um grande espaço no universo do cinema.
Porém, parece que a última leva de filmes com esse tema perderam um pouco da essência do que é ser jovem. Veja como exemplo o filme de George Lucas dos anos 70, Loucuras de Verão, em que a turma do colegial está em seu último dia de férias antes de entrar na faculdade.
https://www.youtube.com/watch?v=R7wI0maEhJM
O filme trabalha com dois fatores essenciais para se construir uma boa história sobre jovens, trilha sonora e projeção nos personagens. No primeiro aspecto, o longa de Lucas utiliza de músicas da época como algo que faz parte do filme e são coerentes com a narrativa que ele busca transmitir, ao invés de simplesmente colocar uma música para compor a trilha, o diretor as coloca nos carros dos jovens, nos rádios das festas, nas lanchonetes para criar o enredo e o realismo.
Já para a construção dos personagens, a tarefa se torna bastante difícil para os roteiristas, pois eles, em sua grande maioria, não são mais jovens e não compreendem por completo a natureza da juventude. Porém, no filme de Lucas essa representação soa bastante fiel ao ponto que os personagens vivem com “pequenas” preocupações sobre o futuro e não divagam à respeito disso, eles apenas querem curtir o seu último dia de férias.
Por conta disso, muitos dos filmes de jovens de atualmente soam como uma versão muito adulta e distante do que é ser jovem, visto os momentos em que os personagens divagam sobre assuntos mais sérios como nosso espaço no mundo ou como os melhores momentos que vivemos estão na nossa juventude.
Ao ponto que crescemos olhamos para o passado com essa sensação de nostalgia e vontade de reviver esse período, pois eles de fato foram os melhores momentos em nossas vidas nos quais estávamos mais livres e sem as nossas obrigações do dia a dia. Porém, nós pensamos nisso muito tempo depois e não quando éramos jovens, aqui mora a crítica aos filmes atuais sobre a juventude como O Maravilhoso Agora, A Culpa é das Estrelas e As Vantagens de Ser Invisível que nos trazem grandes questionamentos. Embora esses momentos de filosofia que os personagens vivem sejam bastante fortes, reais e importantes para deixar uma mensagem ao final do filme, eles não representam a juventude.
Cena de As Vantagens de Ser Invisível
Esse gênero, nos dias de hoje, traz incríveis mensagens, cenas e reflexões sobre a juventude, porém eles são uma carta de amor para a juventude e os filmes antigos foram uma carta de amor da juventude.
Você precisa fazer login para comentar.