Se você gosta de mistério, investigação policial, sobrenatural e RPG, então está no lugar certo: Ordem Paranormal vai ser seu próximo vício!
(E caso você não saiba o que é um RPG, aqui vai uma explicação rapidinha: a definição em inglês é Role Playing Game e consiste em um tipo de jogo no qual as pessoas interpretam personagens e criam suas próprias narrativas, encaixados em um contexto maior que é a história, normalmente criada pelo mestre).
No começo de 2020, Rafael Lange, um streamer mais conhecido como Cellbit, deu vida a um projeto no qual trabalhou por mais de um ano.
Aparentando ser algo simples, Cellbit, mestrando o jogo, convidou alguns amigos para serem os personagens e se aventurarem por aquele mundo inventado. Tudo sendo stremado em seu canal da Twitch. A primeira temporada não teve tanto sucesso e, inclusive, foi um acontecimento bem rápido. Durou pouco menos de duas lives, mas isso não impediu Rafael de continuar. Pouco tempo depois, ele voltou para seguir com a história, agora levando o nome de “O Segredo na Floresta”.
Foi na metade dessa segunda temporada que o RPG ficou notoriamente famoso. Além de ter durado mais tempo e ter apresentado mais players e personagens, a história ficou mais profunda e fez com que quem acompanhasse criasse teorias, se envolvendo com aquele universo. (Fun Fact: foi também quando Cellbit pensou em transformar sua ideia em um jogo eletrônico – o que saiu do papel no final de 2020 e leva o nome de “Ordem Paranormal: Enigma do Medo”. Apesar do jogo ainda estar em desenvolvimento, é simplesmente incrível que Rafael tenha conseguido transformar um projeto despretensioso em um videogame!)
Assim que chegou ao fim “O Segredo na Floresta”, o RPG pausou por alguns meses. Foi o bastante para que os fãs ficassem malucos por uma continuação! Desse modo, no mesmo ano, Cellbit iniciou a terceira temporada, “Desconjuração”, na qual o universo se expandiu cada vez mais e o público foi só aumentando.
Ordem Paranormal tem um total de 3 temporadas, 39 episódios e mais de 150 horas. Eu sei, é muita coisa, mas tudo isso você pode encontrar no canal do Youtube “Canal de Lives”. Lá, Cellbit disponibiliza toda sua criação, eu juro que cada minuto do RPG vale a pena! E aqui vai um conselho: comece pela segunda temporada, depois veja metade da terceira, passe para a primeira e retorne à terceira. O próprio streamer passa isso aos fãs que estão em sua primeira viagem ao jogo, pois, dessa forma, a adrenalina se mantém a todo momento, sem perder o sentido da história. Também é uma dica mais pessoal, já que acabei começando pela primeira temporada e senti que a narrativa estava meio cansativa. Ou seja, pode ser que você acabe desistindo.
Agora, deve estar se perguntando “Ok, Melissa, você falou, falou… e no final das contas qual que é a história desse bendito RPG?”. Já peço desculpas de antemão pelo textão, mas preciso contextualizar. Se quero panfletar, preciso fazer direito ok? Se acomoda aí que vou contar a história dessa perfeição! Prometo que sem spoilers.
A primeira coisa que você precisa saber é que nesse universo existem duas dimensões: o Normal e o Paranormal. O Normal é onde vivemos como humanos, já o Paranormal é onde as coisas mais bizarras acontecem – normalmente o que no Normal associamos a espíritos, demônios, etc. O que separa essas dimensões é a membrana, a qual é possível ser enfraquecida por meio do medo do sobrenatural, fazendo com que os monstros do Paranormal venham para o Normal.
Por conta de tal enfraquecimento, ao redor do mundo surgiram os Ocultistas, que na primeira temporada são chamados de Esoterroristas. Basicamente um grupo de desocupados, que querem porque querem afinar a membrana – muitos fazem isso para buscar os próprios desejos, outros por um propósito maior. Deu para perceber que é puro caos deixar as dimensões se encontrarem, né?
Pensando nisso, para combater esse grupo maluco, foi criada uma organização secreta global, nomeada Ordo Realitas (“Ordem da Realidade”), que na primeira temporada também recebe outro nome, o Ordo Veritatis (“Ordem da Verdade”). Literalmente pessoas normais vivendo vidas duplas como agentes. Simplesmente TUDO!!
Bom, contexto dado, a “A Ordem Paranormal” começa quando são ouvidos gritos desesperados da Escola Nostradamus, que horas antes havia queimado por conta de um incêndio de origem desconhecida. A situação é muito estranha, por isso a Ordo Realitas chama os novatos Elizabeth Webber, Thiago Fritz e Daniel Hartmann para investigarem a escola, suspeitando de atividades do Paranormal. No decorrer dos episódios, o professor Alexsander Kothe se junta ao time.
Acredite, está longe de ser simples. E se prepare que só piora… Em “O Segredo na Floresta” temos uma nova equipe, em que apenas Elizabeth Webber e Thiago Fritz, da temporada anterior, fazem parte. Esse grupo precisa ir até Carpazinha (já ouviu falar nesse lugar? pois é, nem eu), porque outra equipe da Ordem, a Equipe Kelvin, simplesmente sumiu. E lá vão eles para o interior do Rio Grande do Sul investigar o que aconteceu (essa temporada é de longe a minha favorita!).
A terceira começa com o desaparecimento de Elizabeth Webber. Temos, então, um novo grupo reunido para procurar por ela. E esse é o máximo que posso te dizer sobre “Desconjuração”. A história é extremamente complexa, e pode confiar em mim: no final você vai estar chorando pela morte de personagens 2D.
Claro que com o tamanho do sucesso e da complexidade da narrativa, não tinha como não ter uma quarta temporada! “Calamidade” começa neste sábado (04 de setembro), às 18 horas, no canal de Cellbit. Mas, diferente das anteriores, que foram 100% online, essa vai ser stremada com os players jogando presencialmente! E não se preocupe, todos estão devidamente vacinados além de testados, e o local também é bem espaçoso.
(Não preciso nem comentar o tanto que os fãs estão animados com essa novidade, né?)
Imploro para você não desistir só porque são muitas horas e muitos episódios. De pouco em pouco, prometo que não vai se arrepender! Pegue sua pipoca, alguns lenços, deixe seu Twitter aberto (para conseguir tweetar seus surtos, né) e se jogue nesse universo tão perfeito!
Você precisa fazer login para comentar.