A crise na Síria já chamou atenção de diversas maneiras, com diversas formas e mensagens de conscientização por toda parte. A Ikea, no entanto, traz para dentro de casa (literalmente) essa questão de uma forma muito simples e impactante: foi recriada, dentro de uma loja na Noruega, a réplica da casa de uma família refugiada, com paredes de blocos de cimento cinza e pouca mobília.
Nos pôsteres e etiquetas de preços dentro da instalação estavam escritas histórias dessas famílias e como os visitantes poderiam ajudá-las, junto aos esforços da Red Cross na Síria. Alguns dos visitantes que já tinham participado de guerras disseram frases como “Eu sei como é, é exatamente assim” ao visitarem os 25 metros quadrados de Síria.
A instalação ficou aberta à visitação durante o período de 17 a 31 de outubro. Seu objetivo era simples: apesar de existirem vários esforços para conscientização das pessoas quanto à questão Síria, a forma mais impactante e efetiva de fazê-la é trazer à população comum a experiência de visitar essas pessoas, experiência que elas não teriam dentro da Noruega, no conforto de seus lares.