Existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que pulam o comercial antes de vídeos no YouTube e aquelas que estão mentindo. Mas e se esse tempo pudesse ser usado pra fazer alguma coisa boa?

A VML Australia, agência de marketing digital australiana dona de contas como Asics, Dell, Kellog’s e Revlon, além de ter quatro Leões de Ouro no seu nome por ações mobile e online, resolveu mudar esse comportamento de uma maneira nunca vista antes. A agência se aliou à Policia Federal Australiana, e durante a “Missing Persons Week” (semana entre julho e agosto dedicada à conscientização da população quanto à pessoas desaparecidas) lançou a campanha “5 Seconds to Change a Life” – ou, “5 Segundos Para Mudar Uma Vida”.

A campanha, ainda no ar mesmo após da semana inicial ter acabado, funciona mais ou menos assim: quando alguém clicar em qualquer vídeo no YouTube, um geolocalizador lê a localização do usário e mostra a foto de alguma pessoa desaparecida na região. O botão “skip” vira “no, I haven’t seen” (em tupiniquim: não a vi), e ,caso seja clicado, o vídeo começa a passar normalmente. Caso o usuário tenha visto a pessoa, clicando no botão “yes, I have seen” – “sim, eu a vi” – uma página da polícia federal irá se abrir onde mais informações podem ser compartilhadas sobre o desaparecido. Simples e direta, a campanha mostrou as fotos de 36 pessoas desaparecidas.

O diretor criativo da VML, David Jackson, encara a campanha como uma oportunidade das pessoas que querem ajudar, mas não sabem como, se envolverem no processo. Google, donos do YouTube, também declarou estarem felizes com a parceria. E mais – a empresa só cobra o espaço do anúncio todas as vezes que alguém declara ter visto a pessoa da foto.

Em cinco dias a campanha alcançou mais de 1.2 milhões de usuários individuais – e, o melhor de tudo: 238 pessoas clicaram “sim”.

Julia. 20. Cursa comunicação social e resolve cubos mágicos. Leva personagens fictícios muito a sério.