#éoquetemprahj por Julio

A nova febre do Facebook, The Sims Social, acaba de ser premiado melhor broswer game de 2011 pela Gamescom (uma trade fair de video games, considerada o maior evento da área desde a sua primeira realização em 2009). O spin off exclusivo para Facebook parece liderar a onda de browser games (jogos para navegador de internet) que cresceu muito desde a popularização das redes sociais, que introduziram os aplicativos como algo novo para um público que antes raramente (ou nunca) interagia com esse tipo de entretenimento.

Arrisco até a dizer que os “joguinhos de orkut” acabaram por converter alguns individuos desse público em um novo segmento de hardcore gamers especializados em browser games (veja só!), coisa que há alguns anos poderia parecer ridiculo, mas hoje tem até dinheiro envolvido! Pois é, desde donas de casa e socialites até adolescentes, muitos deles chegam a investir grandes quantidades em dinheiro (na forma de créditos) para a sua fazendinha ser a mais verde e a mais animada! A já não mais tão famosa Tulla Luana (quase meme e rainha dos jogos de orkut, e recentemente, do Habbo Hotel) é a prova viva disso tudo. Eu duvido que ela saiba se quer ligar um video game, e você com certeza assistia os videos dela só pra dar umas boas risadas, mas pode ter certeza que tinha muita gente que estava do lado dela porque se indentificava com a causa da moça e ainda hoje continuam apoiando ela nos seu passeios cheios de devaneios e desventuras!

Antes comprar créditos em um jogo era coisa exclusiva da atmosfera nerd, hoje o segmento não é só mais tão homogêneo como também cresceu muito, e o entretenimento imaterial parece estar transpondo as barreiras do preconceito. Quando você comprar aquele sofá maravilhoso no The Sims por 3 reais, talvez as pessoas não te olhem tão torto: será que é porque elas também morrem de vontade de ter um?

Não esquece do twitter! @NewronioESPM

Estou cursando a optativa de criação e gosto muito de internet.