Trailers são os principais responsáveis pela hype de um filme. E quanto mais hype, maior a bilheteria. Por vezes, os trailers acabam entregando demais o enredo e atrapalhando a experiência do filme. Até que ponto os elementos revelados nos trailers deixam de favorecer o público? Qual o limite entre a hype e o spoiler no marketing de filmes?

spidey

Existe uma responsabilidade enorme em manter a empolgação do público durante o tempo de produção do filme. O acompanhamento de cada etapa cria novos pontos de contato com o consumidor. Essa prática torna o teaser parte do universo fandom nas redes. Se antigamente eram raras as oportunidades de assistir um trailer, comercial ou qualquer produção relacionada ao filme, hoje, é anunciada a escolha do autor, do título, personagens, concept art, etc. Os nerds piram.

Aquaman-Jason-Momoa-1Foto do Jason Momoa como Aquaman foi lançada mais de 1 ano antes do filme Batman vs. Superman.

Os trailers parecem ter desenvolvido uma linguagem própria (por favor, vejam esse vídeo genial do comediante Pablo Francisco). Existem filmes independentes que são apenas trailers. Existem trailers fakes. Existem trailers “vazados”, para ver o feedback do público, a fim de continuar ou não com a produção, como o caso do Deadpool.

Alguns trailers conseguem manter a função de promover o filme e ainda colaborar com a surpresa do espectador. É o caso de Star Wars: The Force Awakens, que fez a maior hype da história do cinema e ainda surpreendeu no enredo. Fez todo mundo pensar que o Jedi seria o Finn e, no final das contas, se tratava da Rey. A responsabilidade em atualizar o universo para as novas gerações e vender inúmeros produtos não forçou nenhum spoiler. Nem impediu o filme de ser um sucesso até para a crítica.

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Já o caso de Batman vs Superman foi diferente. Quero deixar claro que achei o filme muito bacana, uma direção incrível. Mas acredito que a experiênca foi prejudicada devido aos trailers que deixaram o filme bastante previsível. O enredo estava praticamente todo revelado, ainda mais com a versão sul-coreana do trailer. A cena de entrada da Mulher-Maravilha protegendo o Batman seria o maior turning point do filme. A necessidade de vender bonecos e expandir para o público feminino fez um spoiler de sua entrada gloriosa.

A DC está desesperada para tirar o atraso em relação a Marvel. Mesmo assim, houve um exagero, pois entregaram tanta coisa nos teasers que a partir dos três trailers de Batman vs Superman, um fã criou um trailer gigante em ordem cronológica. São quase 10 minutos de vídeo, parecendo mais um curta-metragem, com começo, meio e fim.

3 herois

Entendendo os filmes como mercadorias, podemos recorrer à teoria de Haug. Para o autor, a estética de qualquer mercadoria se trata do exagero de sua promessa de uso para chegar ao verdadeiro objetivo: o dinheiro. E o que são os trailers senão as “promessas de uso” dos filmes? São promessas sobre o que esperar no cinema. O trailer é feito para tornar o filme uma mercadoria sedutora. Infelizmente, um spoiler aqui e outro ali já está fazendo parte desse processo.

Pra mim, a entrada do Homem-Aranha na batalha final do trailer da Guerra Civil, assim como a Mulher-Maravilha no Dawn of Justice, foi um spoiler dos grandes. Meu lado fã pirou, mas ficou aquela pulga atrás da orelha: eles não estão tirando a emoção de uma surpresa durante o filme? A linha entre a hype e o spoiler está cada vez mais tênue. Esse processo está criando uma nova categoria híbrida: a hype dos spoilers.

*Esse é um texto com a colaboração do Vini: o estagiário de criação com as camisetas mais legais da agência.

Publicitário nerd metido a psicólogo de cachorro. Mestre em Comunicação pela ESPM e em Epic Fail pela vida.