Não há dúvida que um dos melhores filmes de suspense de todos os tempos é O Silêncio dos Inocentes. Mesmo depois de tantos ano, o filme ainda deixa qualquer um que o assista com o coração acelerado. Além de tudo, o filme também conta com ótimos atores e uma história incrível, que transcende a história e fala muito sobre nós mesmos.

A identidade dos personagens não é determinada pelos estigmas sociais que conhecemos. Eles se transformam em quem são. Comecemos por Clarice, por exemplo. Ela é uma mulher forte, que superou os obstáculos mais adversos para tornar-se uma grande policial do FBI e encarregar-se de um caso importante. Mesmo assim, ela ainda é tratada de forma diferente por ser uma mulher atraente, sendo assediada em diversas situações e não sendo respeitada por outros homens por não levarem a sério sua autoridade. A feminilidade de Clarice não é colocada como uma característica negativa, aliás, faz parte de quem a personagem é e quer ser, apesar da forma como os outros lidam com ela.

b14dcf7b-bab0-4bae-93a1-fdfa6fa7f0ad

Outro exemplo é o dr. Hannibal Lecter. Diferente dos outros homens da prisão, Hannibal é inteligente, não um louco descontrolado. Ele tem uma grande capacidade de analisar os outros e se importa com eles, assim como acontece com Clarice, quando pergunta sobre seu passado, sobre seus objetivos e, mais do que tudo, ele a respeita incontestavelmente. De alguma forma, ele é o personagem mais humano do filme. Hannibal foge ao estereótipo do vilão de filme, de psicopata.

Hannibal-Lecter-Raio-X-do-Canibal

Essa construção fica ainda mais clara em Buffalo Bill. O próprio dr. Hannibal Lecter não acredita que ele não nasceu dessa forma, mas sim, que tornou-se a pessoa que é, graças aos vários abusos que sofreu. Ele diminui as outras pessoas, assim como foi diminuído e, portanto, Bill basicamente associou isso ao fato de ser homem, então, ele foi pressionado a criar um “alter ego” ligado à beleza, como uma mulher.

SotL_0908

E é assim que as borboletas e os casulos representam toda a transformação presente no filme. As borboletas são ligadas a uma transformação positiva e bonita, enquanto os casulos têm um significado mais neutro, porém são ligados a acontecimentos neutros do filme. A história acontece na medida que as personagens estão dispostas a transformações.

Não conseguiu ser VJ da MTV.