Um grande caos surgiu para o Snapchat, quando Kylie Jenner, socialite e influencer, conhecida mundialmente por milhões de seguidores decidiu apenas twittar sobre não estar mais utilizando-o. Fazendo com que eles perdessem US$ 1,3 bilhão (R$ 4,22 bilhões) no valor das ações.

Mas, mesmo que muitos acreditem ser culpa dela, há um problema maior por trás disso. O Snapchat está sofrendo a um bom tempo. Toda aquela fascinação pela aplicativo em que os jovens tinham liberdade de postar o que quisessem e desaparecia após 24 horas ou 10 segundos quando enviados para pessoas específicas, chegou ao fim. E, isso não foi porque as pessoas perderam o encanto por essa ideia.

Eles não erraram na invenção, mas sim, por subestimarem os concorrentes. Acreditando que, o original não seria superado. Pois talvez no mundo ideal deles, o que já existe, não é substituído. Inteligentes e inocentes ao mesmo tempo. Não é a toa que grandes marcas estão sempre pesquisando e de olho naquelas pequenas que surgem.

Mas eles parecem muito tranquilos com o que já está acontecendo, logo que desde o ano passado há pessoas descontentes com a ideia deles de mudarem totalmente o aplicativo. Ocorrendo até uma petição de mais de 1,2 milhão de usuários desaprovando o novo design.

As pessoas já estão a um bom tempo substituindo esse aplicativo pelo Instastorie (do Instagram), o qual (ironicamente) foi criado para essa função. Há dias de vitórias e perdas, para o Snapchat virou mesmo uma temporada de derrotas.

Entra aquela questão sobre quanto o aplicativo é apenas uma funcionalidade que a qualquer momento não fará mais falta. De que, no mercado, os mais fortes sabem realmente o que estão fazendo e não duvidam do potencial das novas empresas. E, sabem que, com algumas alterações conseguem apresentar um produto melhor. O que faz com que, o sucesso se torne efêmero.

Talvez, se o Snapchat soubesse disso (ou sabiam e apenas ignoraram) poderiam ter tido um final feliz, aceitando naquela época de alta, a proposta do Facebook, como fez o WhatsApp. E, como sua ideia de existir fotos por um tempo limitado, o “my story” do Snapchat está acabando.

Dark Amanda: a melhor pessoa que você vai conhecer.