THE LAST GUARDIAN, um dos mais aguardados títulos exclusivos de Playstation 4 chegou nas lojas após uma longa espera de 9 anos. O jogo é assinado pelo game designer Fumito Ueda, que tem no seu portfolio SHADOW OF THE COLOSSUS e ICO. Dá só uma olhada no trailer da produção:

A narrativa do jogo gira em torno de um garoto com poderes especiais e seu companheiro de viagem, um gigantesco Trico. A criatura, que lembra um grifo, mas tem uma cara de gato (ou de lêmure) é o ponto alto do game; ela se comporta como um animal e é bastante imprevisível em suas reações. É preciso caminhar por um cenário fantástico resolvendo puzzles e recolhendo elementos que revelam detalhes da narrativa (sobre a vida do garoto, porque ele está nesse local onírico, qual a origem do Trico etc.).

THE LAST GUARDIAN é lindo. A relação do garoto com o Trico é envolvente. O game tinha tudo para ser perfeito, mas peca na jogabilidade e na câmera. Um dia antes de começar a jogar, li – pelo menos – umas cinco reviews detonando o jogo nesse sentido. Tentei ignorar, mas era verdade. A movimentação do garoto é muito ruim e, todo o tempo, ele alterna entre uma ligeira corrida e um caminhar na ponta dos pés. Alguns puzzles não são óbvios e quando você vai ver na internet se estava fazendo alguma coisa errada, percebe que é por conta do controle que você não estava conseguindo terminar.

Estou curioso para ver o final da narrativa, mas confesso que é cansativo. O cenário bonito é gostoso de ficar observando, mas – infelizmente – não salva o resto da experiência.

#GoGamers

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Vince Vader

Vicente Martin (@vincevader) é professor de criação digital e supervisor do departamento de criação da ESPM. Estuda, desenvolve e é apaixonado por games.

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