Criatividade sem planejamento estratégico é chamada de “arte”. Criatividade com planejamento estratégico é chamado de publicidade. Jef I. Richards

Tomei a liberdade de incluir aspas na palavra “arte” porque – minha opinião – (e posso aqui estar comprando uma briga boa) dizer que publicidade é arte é a mesma coisa que dizer que Andy Warhol estava fazendo publicidade quando usou as famosas latas de sopa Campbell no seu trabalho.

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Ou seja a publicidade se inspira na arte assim como se inspira na música, literatura, cinema e qualquer forma de expressão artística que lhe seja conveniente naquele momento.

Mas esta frase tem na sua segunda sentença uma verdade irrefutável: que com planejamento se faz publicidade que pode (e deve) trazer bons resultados.

E – falando em resultados – fiz uma apresentação na semana passada sobre planejamento estratégico e assim resolvi focar hoje nesta área tão importante.

Para começar, apresento a vocês os pais do planejamento estratégico: Stephen King da agência JWT e Stanley Pollit da agência BMP que nos idos dos anos sessenta começaram a estruturar o que é hoje chamado de departamento de planejamento estratégico.

Stephen King - JWT

Stephen King – JWT

Stanley Pollit - BMP

Stanley Pollit – BMP

Inclusive tem um filme super interessante (e atual apesar de ser bem antigo) que aborda muito sobre marcas e planejamento estratégico chamado ´What is a Brand´ (O que é uma marca) que você pode ver aqui:

Mr. King em carne e osso está neste vídeo juntamente com outro profissional e eles debatem por cerca de 46 minutos sobre as marcas, seu posicionamento, além de outros aspectos.

Analogicamente falando, o planejamento estratégico é como a mira de um revólver. Ou seja ele dá o direcionamento, oferece o ângulo exato, auxiliando as marcas em como se posicionarem em um mercado hiper competitivo & hiper segmentado principalmente depois da chegada do universo on-line. E depois entra a Criação usando toda a sua artilharia para acertar o alvo.

Uma das melhores e mais simples explicações sobre o segmento foi feita por Sytse Kooistra, um planner da Holanda (inclusive usei muito deste material para fazer a apresentação da semana passada):

Assistam o vídeo e cliquem no link de Sytse e seu repertório sobre esta área tão importante vai estar bem mais completo.

Bom fim de semana.

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Darlan Moraes Jr

Formado em Comunicação Social pela ESPM e Administração de Empresas pela PUC de São Paulo.
Foi Diretor de Criação em agências como JWT na República Tcheca, D´Arcy na Romênia, BBDO na Letônia e Rússia dentre outras. No Brasil trabalhou em agências como a McCann. Depois de 15 anos fora da pátria mãe, retornou em 2012 e hoje trabalha – através da sua empresa Nova Opção - com aproximação do Brasil, Rússia & Leste Europeu em diversos segmentos de business.
www.darlanmoraesjr.com
www.novaopcao.biz

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.