Sinapse por B.Young

Por que os produtos da Apple são tão cobiçados pelo mundo inteiro? Boa questão. Estava eu vivendo a minha vida dita “normal” quando um amigo trouxe o Ipad pela primeira vez. É, aquele computador que só funciona com o famoso toque do dedo. Até aí, beleza. Mexi, toquei, comentei com outros colegas, uau! Legal. Foi aí que eu tive aqueles momentos de pausa dramática e meus neurônios fizeram um montão de sinapses. A empresa de Steve Jobs tem uma das estratégias de marketing mais antigas do mundo.

Já percebeu que a empresa da maçazinha sempre que entra num mercado, ela redesenha toda sua linha de produtos num prazo de um ou dois anos? Só você ver o lançamento de todos os ipods, vai perceber que a disposição dos itens mudou, tem um ou outra coisa a mais, mas sempre mantendo os originais. Desde os primeiros Macs, foi assim desde o lançamento do iPod em 2001, está sendo assim com o iPhone e será com o iPad e todo outro segmento de hardware em que ela estiver. Olhando toda história da Apple você percebe isso.

E a estratégia deles é sempre a mesma. Dá uma olhada no meu raciocínio: Você compra um produto deles com a tecnologia e o design e arte daquele momento, depois de alguns anos, aparece um novo modelo com o preço na mesma faixa ou mais barato. E você fica com aquela cara, “putz, surgiu um novo, o que eu faço com o meu antigo?” É um tipo de estratégia onde você se sente insatisfeito para sempre. Assim, quando eles anunciam um novo produto, um monte de gente corre para fazer filas para ter o novo produto.

É, fiquei com uma cara de Loser.

Para saber mais tendências: @NewronioESPM @BeYoung1990