Em época de Copa do Mundo, só se fala de futebol. Muitas marcas aproveitam o evento para atrelar à sua mensagem algum elemento do esporte, tanto aqui no Brasil quanto lá fora. Ideias genéricas aparecem aqui e ali e pouco ou nada agregam às marcas que as usam.

Mas algumas marcas conseguem se sobressair com ideias interessantes e criativas.

Na linha mais emocional, tão em voga ultimamente, Coca Cola mostra que não é preciso se apoiar no fato de ser patrocinadora oficial do evento para fazer propaganda. Nesse lindo vídeo, Futebol e Vida são narrados lado a lado.

Ok, é um vídeo produzido pelos hermanos, que tanto odiamos dentro dos campos, mas ainda assim merece ser visto.

Em uma linha mais cômica e inteligente, a cerveja Foca, que está chegando agora ao mercado. A ideia foi pensar que o futebol, com toda a adoração, número de apaixonados por ele e todos os rituais de que é constituído, configuram uma verdadeira religião.

De acordo com a legislação brasileira, e o vídeo conta até com um “advogado” para comprovar, todo cultista tem direito de uma pausa em seu trabalho para exercer sua crença.

Oras, dessa maneira, os amantes de futebol poderão, finalmente, assistir suas partidas do coração sem precisar recorrer aos péssimos streaming online ou aos sem graça acompanhamentos minuto a minuto.

Bem, ideias diferentes, países diferentes. Mas a paixão parece ser uma só.

Minha barba. Minha vida.