Sinapse por Gi Maradei, 01/03/2010

Na internet jogamos, vemos notícias, compramos, verificamos informações, publicamos textos, musicas e vídeos. Conversamos com outras pessoas, mandamos e-mails, baixamos vídeos, baixamos musicas, pesquisamos, e até ajudamos outros países.

Pois é, com o objetivo de ajudar aqueles que estão em busca de seus familiares e amigos após o terremoto que atingiu o Chile, o Google lançou nesse sábado um site chamado Google Person Finder. Nele existem duas situações básicas: Estou procurando alguém, e tenho informações sobre alguém, e a partir daí os internautas podem postar e/ou buscar informações sobre alguém. Disponível em Inglês e espanhol o site já conta com mais de 36 mil internautas apesar do Google declarar que não irá revisar as informações postadas.

Além dessa atitude que está sendo tomada e que traz bons resultados, o Google também lançou o Google Crisis Response, site que encaminha doações para a UNICEF, que por sua vez se compromete a ajudar todos os prejudicados pelo terremoto. Essa ação segue a mesma linha das doações por SMS lançadas por empresas de telecomunicações americanas e que no domingo já somavam mais de USD 40 milhões para diversas entidades como a Cruz Vermelha Americana por exemplo.

Tais ações se unem à campanhas realizadas de maneira mais popular em redes sociais como Twitter e Facebook onde fotos e até links para vídeos são postados com o objetivo de atingir uma gama maior de pessoas.

Todas essas possibilidades já vinham sendo desenvolvidas em virtude de outras catástrofes como o terremoto do Haiti, neste caso uma ferramenta de busca parecida com o recém lançado person finder chegou a ter mais de 58 mil cadastrados. Pelo que parece a internet vem se desenvolvendo cada vez mais, tornando-se presente não só no nosso dia-a-dia mas também nos dias daqueles que estão vivendo os momentos mais chocantes e estressantes de suas vidas.

Twittando @Gimaradei, @Newronioespm