Tem muita gente que diz que “aquele comprimido azul” faz milagres. E acho que não preciso dizer que tipo de milagre.

Mas deixemos as safadezas de lado, o comercial de apresentação do novo Fiat 500X mostra uma outra transformação de que a pílula azul é capaz.

O filme, assinado pela The Richards Group, brinca justamente com o potencial do remédio de melhorar a performance, nesse caso do carro.

Mas sabia que a descoberta desse efeito foi um acidente?

Durante os testes em humanos da sildenafila, princípio ativo do Viagra, pela Pfizer, a droga tinha como objetivo o tratamento de doenças cardíacas. Curiosamente, a indução de ereções penianas foi um efeito colateral constatado em quase todos os pacientes.

Foi assim, sem querer, que a Pfizer lançou um dos remédios mais lucrativos do mundo. A história é bem conhecida, chegou a ir parar no cinema com O Amor e Outras Drogas (2010), estrelado por Jake Gylenhaal e Anne Hathaway.

Além de se início curioso, o Viagra gerou várias lendas ao longo dos anos, como o fato de servir para aumentar a libido feminina ou mesmo que sua ingestão podia causar ataque cardíaco.

Ideias mirabolantes não faltam, mas uma curiosidade é BEM interessante: você sabia que o princípio ativo do Viagra pode ser usado em botânica para evitar que as flores das plantas murchem? É verdade, o princípio químico envolvido é bastante semelhante ao da ereção, acredite se quiser.

Só pra terminar, o Viagra sempre foi e continua sendo alvo de muitas piadas por aí, mas talvez a mais famosa, que chegou até as telonas, foi essa cena do começo do filme Todo Mundo em Pânico 4 (2006) com ninguém menos do que Charlie Sheen.

Por isso tudo, moderação quando a hora chegar, hein?

Minha barba. Minha vida.