Pode-se observar que apenas retratar o público em uma ação publicitária não é mais o suficiente. É preciso inseri-lo na ação, torna-los protagonistas.

Exemplos disso são as inúmeras campanhas da Coca Cola e neste mês, o Imagination Castle, ação na qual crianças de toda a Europa revelaram sua criatividade ao criar o castelo dos sonhos em Paris.

Até então eram homenagens belas, fofas e emocionantes. Mas é claro, a parte divertida estava para chegar – com tudo.

Nesta semana, a Ogilvy & Mather Japão lançou uma ação inteligente e bem humorada para conscientizar a população de um problema em grande escala no país: bebedeira exagerada. Confira:

A genialidade dos diretores criativos Yasuhito Imai e Federico Garcia de criar os “anúncios” extremamente realistas e incentivar a interação com o público foi uma resposta ao pedido do Yaocho Bar, que quer estimular o consumo consciente do álcool.

Uma ação brasileira que pode ser lembrada pois também foi fruto da observação da cultura, dos hábitos e dos problemas causados pelo uso do álcool no país foi a Conta de R$ 73 mil, do Bar Aurora e Boteco Ferraz, feito pela Ogilvy Brasil em 2010:

Agora é só torcer para que o Sleeping Drunk Billboards realmente passe a mensagem desejada e não acabe se tornando uma exposição positiva entre os japoneses que, já que não se importam com seus fígados, talvez se importem com sua reputações!

Não perturbe.