Sabe aquelas perguntas tão estranhas que você não faz nem para os seus amigos? Se você é como eu, e não aguenta ficar sem resposta, você joga no Google. Afinal, lá você pode perguntar qualquer coisa sem que ninguém saiba. Exceto o Google. E as redes de publicidade. E, se você usar um app conectado a alguma rede social, tanto o app quanto a rede.

Não é novidade que a internet hoje é uma extensão dos nossos pensamentos, e que o acesso que temos a informação é algo lindo. O que é novidade é saber que tudo o que você coloca, procura ou baixa na internet é conhecido, instantaneamente, por alguém.

Desde as revelações de Edward Snowden, sabemos que tudo o que fazemos é guardado pelo governo americano. Tudo.

Algumas pessoas, eu incluso, não gostam dessa ideia e, a partir disso, resolveram organizar as chamadas Cryptoparties.

Essas “festas da criptografia” são eventos organizados para conscientizar o público sobre a questão da privacidade na rede, como podemos mudar isso e o que fazer caso você não queira que sua vida seja coletada e armazenada por um tempo indefinido.

Aqui em São Paulo, como gostamos de festas, desde o ano passado é feita a CryptoRave, uma CryptoParty de 24 horas com palestrantes importantes na área, discussões sobre diversos assuntos relacionados a internet, cultura e, obviamente, privacidade. Além disso, há uma área dedicada a instalação de programas que dedicados ao uso privado da internet e, como o nome diz, uma festa.

Esse ano a Cryptorave está no Catarse, procurando por financiamento coletivo para a sua realização.

Se você pensa que nada disso te afeta, um dado: Sabe a onda do “mande nudes”? Se você já mandou algum, para quem quer que seja, algumas pessoas no governo americano têm essas fotos também.

E para o pessoal do “quem não deve não teme” fica um desafio: Me mande seu histórico de navegação e conversas de Facebook por uma semana. Só não vale usar a navegação privativa.

pedroPedro Morissawa
Meio ou mensagem. Se comunica algo, eu gosto.

 

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.