#éoquetemprahj por Mariana Carvalho

Para ser imparcial, acho digno, no dia de hoje, 1º de Setembro de 2010, um post dedicado ao aniversário de 100 anos comemorado pelo Sport Club Corinthians Paulista, o “Timão”. Pode-se até dizer que isso irá contra os meus princípios futebolísticos (uma vez que toda a minha família materna é são-paulina fervorosa). Além da data estar nos Trending Topics do Brasil (e pode-se notar, ainda, a presença do Esporte Clube Noroeste, que também faz 100 anos hoje e merece nossos parabéns!), o tema também faz parte da campanha (que é o que nos interessa!) “Write the Future” da Nike, marca patrocinadora do time.

A ação é da F/Nazca S&S e, comparando a torcida corinthiana (30 milhões de torcedores) à população da Austrália (22 milhões de habitantes), a agência resolveu inventar e ir além: transformar todos esses torcedores em uma nação de fato. Isso mesmo, criar moedas (uma até com o rosto do Ronaldo), carta magna, bandeira própria e documentos, como certidão de nascimento e passaportes (que é carimbado pelo próprio torcedor a cada jogo que comparecer), que podem ser impressos no Facebook da Nike Futebol ou no site oficial do Corinthians.

Além disso a campanha está veiculando também anúncios nos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Jornal Agora e em uma edição especial do centenário para a Revista Placar.

Trending Topics Brasil – 01/09

Ainda relacionado à ação, os torcedores poderão participar da foto oficial do centenário, basta mandar perguntas para a página da Nike Futebol no Facebook, e os dois autores das melhores questões poderão fazê-las pessoalmente aos jogadores.

Para comemorar esses 100 anos, nada melhor do que uma grande série de eventos e festas. A primeira delas aconteceu ontem, no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo, chamado de “Show da Virada”, que teve apresentações de artistas como Exaltasamba, Negra Li, Paula Lima, Xis e Rappin Hood. Para hoje, haverá um trio elétrico no Parque São Jorge, que receberá os torcedores. Ainda em ritmo de comemoração o clube pretende trazer shows como Roberto Carlos, em Setembro, e a cantora Beyoncé, em Novembro; e fazer também a “Semana do Corinthians”, que seria realizada pelo Grupo Literatura e Memória do Futebol. Ainda em ritmo de comemoração II, começou ontem, 31, e vai até sábado, 4, no auditório do Museu do Futebol, no Pacaembu, uma exposição exclusiva sobre a história do clube. Ufa, acho que é só, se não inventarem mais nada até o final do ano! (Não, leitores, eu não esqueci do projeto do “Fielzão”, novo estádio do Corinthians, mas não vamos forçar a barra com o meu coração tricolor, certo? Quem sabe em um outro post…).

Acima o vídeo (emocionante) da Nike em homenagem aos 100 anos do Corinthians.

Fica aqui o parábens do Newronio ao Esporte Clube Noroeste e ao Corinthians!

Twitta aí: @NewronioESPM @mapcarvalho