Após Silence of the Lambs, Psycho e Scream, outra franquia de terror do cinema ganhará uma versão para a televisão.

The Purge chegará em breve à telinha pela USA (Mr. Robot e Suits) ou pela Syfy (Doctor Who, Grimm). A produtora Blumhouse Productions, especializada em filmes de terror e suspense, continuará sendo a responsável. Além dos filmes da franquia, também se destacam os sucessos “Atividade Paranormal” e o recente “Fragmentado”. De acordo com o criador James DeMonaco, a série poderá explorar o início do expurgo assim como os eventos que levam as pessoas à participarem da matança.

the-purge-election-year-movie-hd-1200x675

A franquia de terror “Uma Noite de Crime”, agora chamada de “12 Horas para Sobreviver”, chegou ao cinema pela primeira vez em 2013 e desde então vem surpreendendo com a relação de custo de produção e lucratividade (aproximadamente $110 milhões de lucro para os últimos dois filmes).

maxresdefault (1)

No universo de The Purge, aparentemente “melhorado” e “mais desenvolvido”, foi sancionada uma lei que permite o expurgo durante 12 horas por ano. O conceito é extremamente profundo, uma vez que mostra como a violência exacerbada não melhora a nossa sociedade, mas alimenta o desejo de poder coercitivo. Ainda, os longas evidenciam a diferença entre classe sociais, na qual os pobres não conseguem se proteger da exposição ao expurgo e a caça a seres humanos se tornou “esporte” para os ricos.

before-season-3-rick-morty-creator-justin-roiland-reveals-his-favorite-episode-the-p-1039371

Por mais que as críticas quanto a profundidade dos personagens e da história ainda sejam reflexo da carência de bons filmes de terror, tais críticos desconsideram a importância do filme para o atual cenário político e social norte americano, no qual uma parcela considerável das pessoas ainda defende a cultura armamentista e consideraria um expurgo real como avanço, com o pretexto de desenvolvimento econômico e “redução da violência”. Como exemplo da relevância da franquia, quando o presidente Donald Trump anunciou seu slogan de campanha para 2020 “Make America Great Again”, rapidamente foi associada ao “Keep America Great”, do último filme “12 Horas para Sobreviver: Ano de Eleição”.

The Purge não é ambicioso, mas entrega seus conceitos e filosofia de modo satisfatório e extremamente envolvente.

Crítico mirim, desenhista amador, escritor júnior e futuro quadrinista (se tudo der certo).