Depois de toda a confusão entre a Marvel e a Sony sobre o futuro do Homem-Aranha no cinema, o canal do YouTube “Lessons from the Screenplay” resolveu fazer um vídeo para sua série “One Marvelous Scene” analisando uma das cenas mais icônicas de Homecoming.

A cena analisada é a que Peter está no carro com sua namorada, Liz e com o pai dela, o grande vilão do filme, o Abutre, à caminho do baile de formatura. Assistindo ao começo da cena, é possível perceber que ela poderia facilmente ter sido tirada de um filme qualquer de comédia adolescente, especialmente após saber que o longa foi intencionalmente baseado nas comédias dos anos 80 do diretor John Hughes, que trabalhou na produção de filmes como “Clube dos Cinco” e “Sixteen Candles”.

 Entretanto, por ser um filme de super-herói seguido de uma grande revelação da história, a cena também deixa as pessoas que a estão assistindo muito tensas. São três personagens que estão dentro de um carro tentando guardar alguns segredos enormes. Para alimentar a tensão, esses segredos são abordados de uma maneira que deixa a cena dinâmica.

Durante a primeira hora e meia de filme, a relação do teioso com o Adrian é muito clara: Peter quer prender o Abutre enquanto que o vilão quer matar o Homem-Aranha. Ou seja, é uma relação simples de herói-vilão. Porém, quando Peter vai até a casa de Liz para levá-la ao baile, essa relação rapidamente se torna incrivelmente complicada. Quando o herói percebe que o pai de sua namorada é seu maior vilão, a audiência é pega de surpresa mas com certeza já entende as implicações que esse fato vão trazer à trama.

O que realmente cria o drama da cena são os níveis de conhecimento da situação de cada personagem. O protagonista sabe exatamente o que a audiência sabe: que ele é o Homem-Aranha e que Adrian é o Abutre. O vilão sabe, obviamente, que ele é o Abutre mas não sabe que, no momento, está no carro com seu maior inimigo. E, por fim, Liz não sabe nada disso. Para ela, ela está no carro com seu pai “normal” indo ao baile de formatura com seu namorado “normal”.

Até o fim da cena, o que muda é que Adrian descobre o grande segredo do namorado de sua filha. Contudo, o caminho que a cena percorre para isso acontecer não segue uma linha reta. Há momentos em que parece que Peter vai conseguir escapar da situação sem revelar seu segredo enquanto que, em outros momentos, a audiência pode jurar que ele vai deixar o segredo escapar.

No começo, o Abutre está fazendo perguntas simples para Peter como o que ele pretende fazer depois de terminar o colegial. Porém, Liz conta ao seu pai que o herói não tem com o que se preocupar já que faz um programa de estágio com ninguém mais, ninguém menos que Tony Stark. Isso aumenta o ritmo da cena e vai criando uma tensão ainda maior já que Adrian vai se envolvendo cada vez mais com o assunto, tentando conseguir pistas sobre seu inimigo.

Com certeza, o elemento central da cena é a Liz. O que torna esses longos minutos tensos são as pistas que a namorada do herói dá ao Adrian sobre o segredo de Peter e, ao mesmo tempo, ela é o obstáculo que não permite com que os inimigos comecem a lutar dentro do carro. Além disso, ambos se preocupam com Liz e eles não estão somente escondendo seus segredos um do outro mas também da garota.

Resultado de imagem para good old spider man gif

Um dos pontos mais legais dessa cena é que ela deixa de lado todo esse lado épico da maioria dos filmes da Marvel e aposta em uma cena tão intensa quanto as demais e que acontece dentro de um simples carro.

quando eu não to escrevendo, to assistindo friends