O YouTube lançou recentemente o seu novo programa de moderação aberta ao público, o YouTube Heroes. Nesse novo programa os usuários podem ajudar a tornar a plataforma um lugar melhor, começando com pequenas coisas e podendo eventualmente ajudar a testar novos produtos. O grande diferencial desse programa, além de ser aberto a todos, ele funciona como um game, o usuário vai acumulando pontos e subindo de nível, recebendo recompensas e habilidades novas: poder de denunciar diversos videos que fujam das regras de conduta, acesso a comunidade de moderação YouTube Heroes, workshops exclusivos entre outras coisas. Uma iniciativa muito legal que utiliza a gamificação de uma maneira interessante. Veja o vídeo abaixo para entender como funciona essa plataforma:

https://www.youtube.com/watch?v=Wh_1966vaIA

No entanto nem tudo são rosas: o programa está sendo fortemente criticado por diversos youtubers, exatamente por causa da moderação aberta a todos. As maiores críticas são de que pessoas que tem algo pessoal com algum youtuber, ou grupos de ódio podem começar a abusar da ferramenta. Basicamente a ideia de dar um distintivo de moderador para qualquer pessoa, dar poder a qualquer um, é uma ideia um tanto quanto assustadora. Além disso a gamificação pode levar as pessoas a tratar algo que envolve pessoas, emoções, como um jogo, desvirtuando toda a iniciativa do YouTube de criar um ambiente seguro e divertido: as pessoas irão atrás dos pontos, das recompensas e não se preocuparam tanto com o trabalho de moderação.

Sera interessante ver se o YouTube responderá as críticas ou acreditara em seu programa, ainda mais que menos de um mês atrás o site foi alvo de outra polêmica quando desmonetizou vídeos que fugiam das diretrizes de comunidade, prejudicando diversos youtubers.

Ações como essa que tentam transformar a internet em um lugar melhor acabam mostrando a complexidade da moderação de conteúdo e liberdade de expressão na internet.

Texto de Giuliano Roverato

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.