por Drika Rodrigues, 07/03/2010

Agradecimentos eternos à Hanna Back!

Você já ouviu falar na brandME? É possível que não já que só faz uma semana que a empresa de planejamento estratégico e de marketing começou a divulgar sua marca, artigos e downloads gratuitos pelas mídias sociais. Mas essa uma semana foi suficiente para um crescimento de quase 70% de downloads diários e de 80% de acessos ao blog. Hmmm nhami? É, pois é…

Parece brincadeira (piada, lenda urbana, macumba, que seja!), mas uma estratégia de web 2.0 bem feita pode render muitos frutos. E de “frutos”, amiguinhos, lê-se “din-din”! Interessante? Com certeza! Sem gastar um tustão, utilizando apenas divulgação nas mídias sociais na web, uma marca pode se fazer bastante presente e ainda construir uma boa imagem com o consumidor atingindo ele por todos os lados, desde Twitter à Via6. Simples? Relativamente.

Você já deve ter presenciado essa tal de “estratégia de web 2.0”. Obama fez, a Camiseteria também, mas não pense que ter um Twitter e uma comunidade no Orkut é o suficiente para que a estratégia dê muito certo! Isso ai é seguir modinhas, e não seguir tendências. E a tendência, que já ta ficando manjada, é estar onde seu consumidor está: no caso online, nas mídias sociais que ele frequênta.

A brandME oferece consultoria em planejamento estratégico e de marketing e em seu blog há artigos e download gratuitos para qualquer um que se interesse em aprender a fazer sozinho. O ebook que, por exemplo, está sendo divulgado aos 4 ventos e o download, que é gratuito, aumentou em 100% só na semana passada, quando a marca começou a adotar a estratégia de web 2.0. Mas é de graça. O que a empresa ganha com isso? Presença. Ela oferece material gratuíto, mas se você quiser algo mais específico e personalizado, contrate para uma consulta e não vai se arrepender. É mais ou menos assim que a empresa ganha muito mais oferecendo produto de graça e marcando presença nas mídias sociais.

Não acredita? E você não lembra da história da Madonna? Que calou a boca do Metallica – perdoe-me quem gosta, porque afinal eu também gosto! O Metallica, junto com outras bandas, processaram o Napster porque o cd deles estava sendo divulgado para download antes mesmo de sair nas lojas. E a Madonna? Ofereceu seu novo cd na época para download gratuíto antes do lançamento no maior estilo teaser e ainda ficou em primeiro lugar na Billboard por longas semanas quando seu cd foi finalmente lançado. É o que dizem: amostra grátis não é despesa, é investimento, porque se o consumidor gostar ele vai querer comprar o produto todo.

Mas chega de marketing! O fato é que a web 2.0 está ai para ser aproveitada e isso não se resume à Orkut, Facebook e Twitter. O consumidor frequenta diversas mídias sociais que devem também ser exploradas e utilizadas para divulgação. Mas não é usar a web 2.0 para vender um produto, e sim uma marca. Não espere que divulgar a coca-cola no Ning vai fazer ela vender mais que a Pepsi, mas se ela oferecer algo gratuito e divulgar isso pela web, pode contar que ela colherá frutos, nem que seja para sua imagem de marca, o que já é muito. Já falaram tanto na faculdade que o mais difícil é construir uma marca sólida e bem aceita, porque qualquer um consegue vender pendrive com walkman.

Tuitai-nos @NewronioESPM e @BrandMe

Aqui está o ebook Planejamento Estratégico e de Marketing.