Cada vez mais os desenhos infantis estão beirando o nonsense e parece que esse estilo tem feito muito sucesso de alguns anos para cá. Não que o Cartoon Network dos anos 90 e 2000 tenha sido a era mais pé no chão, pois Coragem, o Cão Covarde, A Vaca e o Frango e Eu sou o Máximo foram desenhos que caminharam bastante nessa linha do absurdo.

No entanto, o Cartoon Network ultimamente tem apostado em desenhos cada vez mais absurdos e com histórias que parecem ser tiradas da alucinação de Dalí ou qualquer outro surrealista. Titio Avô é um desenho sobre um cara que tem uma pochete falante e anda em um tigre voador e tem uma das aberturas mais bizarras da história da animação. Hora da Aventura não foge muito do que beira o absurdo do novo portfólio de animações da rede americana, mas trata de um mundo que quase todas as referências possíveis são jogadas e jornadas do herói se mostram presentes a cada episódio como um enorme jogo de RPG sem dados e pontuação.

Mas, entre desenhos de coisas sem sentido e mundos da fantasia surge uma animação que é bastante pautada na realidade e traz temas à tona de uma maneira bem difícil de ver nos dias de hoje, com simplicidade. We Bare Bears, ou o Ursos Sem Curso (é a pior tradução possível), é um show sobre 3 ursos, um panda, um urso pardo e um urso polar que estão tentando se adaptar na sociedade.

Cubs

Cada um tem sua particularidade e isso acaba tornando a convivência deles um pouco mais difícil com os humanos da cidade. Como se trata de um desenho contextualizado, a tática que os irmãos ursos usam para se adaptar é ser um sucesso da internet/Youtubers, mas o grande impasse é o antagonista da série o Koala, um adorado personagem das redes.

O desenho foi inspirado pelas tirinhas de Daniel Chong que eram postadas em seu blog até que chamou a atenção do Cartoon Network e hoje, está sendo renovada para uma terceira temporada. Além disso o desenho soube retratar nossa sociedade sem maquiar a realidade, pois mostra personagens cadeirantes, pessoas com burcas e casais do mesmo sexo como personagens secundários, mas que fazem parte do background.

91ccebf9c32c3f6c97e08f323f4ed09f

É interessante ver como um desenho infantil soube abordar o tema do pertencimento a um grupo como algo intrínseco, mas nunca mostrou que é preciso agir de formas diferentes e forjar seu comportamento para ter seus amigos e estar entre aqueles que gostam de você. Os ursos encontram alguém com quem eles se identificam e aqui está uma das principais mensagens da série: todos somos diferentes e não há nada errado nisso.

Ps: O dueto fofo entre Chloe e o Urso Polar sintetiza bem a série e sua mensagem principal.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.