Hoje é dia de cinema. Conheça e entenda um pouco mais sobre a Warner Bros, uma super-empresa da área de entretenimento que Gabriel Armelin – aluno do quinto semestre e ex-Arenas – trabalha há alguns meses e está curtindo bastante a experiência.

gabrielarmelin

1. De onde vem essa empresa e qual seu segmento de negócio?
A Warner Bros. foi fundada em Hollywood no início do século XX por 4 irmãos imigrantes da Polônia. Ela começou como um pequeno estúdio, e hoje se tornou um dos maiores complexos de entretenimento do mundo. Ela possui segmentos focados em Home Entertainment (games, filmes digitais e físicos), produtos licenciados, programas de televisão, e, claro, produção de filmes.

2. Qual sua posição na empresa?
Sou estagiário de marketing para New Releases de Home Video. De forma geral, meu setor é responsável pelos lançamentos de filmes nos formatos digitais (seja compra ou aluguel, em lojas como iTunes, Google Play, NET NOW, entre outras), mas também nos físicos (DVD, Blu-Ray e Blu-Ray 3D). Tudo isso focado nos novos lançamentos, ou seja, filmes que saíram do cinema e vão para esses formatos, ou até mesmo filmes que não são lançados no cinema e vão diretamente para esses formatos. Dou suporte em todas as etapas de desenvolvimento e venda dos produtos, desde produção de embalagens, passando por materiais de ponto de venda e até mesmo mídias sociais.

3. Como foi o processo de seleção?
Eu recebi um convite por e-mail para o processo seletivo. Na primeira etapa, fiz uma entrevista em uma recrutadora de recursos humanos, além de um teste de inglês da própria Warner. No mesmo dia, recebi um feedback positivo e só foi solicitado para aguardar a convocação da próxima fase.
Duas semanas depois, fiz mais duas entrevistas, uma com os meus gestores de área e outra com o diretor de marketing. Quando estava indo embora dessa última entrevista, me ligaram dizendo que havia sido convocado.

4. Quais os pontos que você pode destacar em relação a essa empresa?
Dois pontos interessantes: atualmente, a Warner Bros. no Brasil é responsável por filmes de outras empresas, então também lançamos filmes que não foram produzidos pela Warner. Além disso, todo o mercado está passando por uma revolução digital, que é o decréscimo das vendas dos formatos físicos e o aumento das vendas dos formatos digitais. Isso está sendo um desafio, já que ninguém sabe como será o futuro ou como será esse processo de adaptação.

5. Algum outro ponto/detalhe/informação/curiosidade que você gostaria de compartilhar com os leitores sobre sua experiência na empresa?
O meu time é bem pequeno: somos em um estagiário, um coordenador e um gerente de produto. Assim, acabo tendo bastante autonomia em diversas atividades, como na curadoria de posts para as redes sociais ou na aprovação dos produtos. Além disso, como trabalhamos com outras produtoras e estúdios, temos que nos adaptar a processos diferentes, assim como mecânicas e formas de trabalho.

Posso citar também a integração e relacionamento direto com outras áreas, como operações, trade e compras, o que aumenta meu conhecimento e experiência não só da empresa, mas no mercado de forma geral.

avatar_darlan

Darlan Moraes Jr

Formado em Comunicação Social pela ESPM e Administração de Empresas pela PUC de São Paulo.
Foi Diretor de Criação em agências como JWT na República Tcheca, D´Arcy na Romênia, BBDO na Letônia e Rússia dentre outras. No Brasil trabalhou em agências como a McCann. Depois de 15 anos fora da pátria mãe, retornou em 2012 e hoje trabalha – através da sua empresa Nova Opção - com aproximação do Brasil, Rússia & Leste Europeu em diversos segmentos de business.
www.darlanmoraesjr.com
www.novaopcao.biz

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.