A queda do muro de Berlim completou 30 anos no ano de 2019 e por isso foi produzida a campanha Voice of the Wall.

Para relembrar as aulas de história do ensino médio, o muro de Berlim foi uma barreira construída durante a Guerra Fria para separar a Alemanha Ocidental (capitalista) e a Alemanha Oriental (socialista) e também dividia no meio a cidade de Berlim. Ele impedia que as pessoas passassem de um lado para o outro, simbolizando então a polarização do mundo e a perda da liberdade.

E então no dia 3 de outubro de 1990 aconteceu a queda do muro de Berlim, depois de uma iniciativa de derrubar dos próprios civis e que foi apoiada posteriormente pelo governo. Marcando também a unificação alemã depois de tanto tempo.

O vídeo foi feito a partir de pichações que ainda estão no que restou do muro. A campanha traz então a ideia de que se o muro pudesse falar, o que ele falaria?

Ele contextualiza como e porque foi construído, ressaltando uma das principais consequências da existência dele: a separação das famílias na Alemanha. Muitos subestimaram o poder dele e diversos pais e filhos tentaram passar pelo muro para se encontrarem mas acabaram infelizmente até perdendo suas vidas.

Mas a principal mensagem do vídeo foi que construir muros não resolve nenhum problema e o próprio muro de Berlim foi um exemplo disso. Além disso, a história mostra que a segregação só causou consequências desastrosas para humanidade.

Entendeu Trump?

futura publicitária por escolha, nerd por natureza.