Sinapse por Natália Menezes , 17/09/2009
Quando pensamos em trabalho logo imaginamos trânsito, horários a cumprir, atrasos, reuniões e outras turbulências para simplesmente começar nosso dia. Logo penso na qualidade e rentabilidade do trabalho e do trabalhador, uma vez que há um desgaste cotidiano excessivo. Mas, como para bom entendedor meia palavra basta, há uma luz no fim do túnel denominada teletrabalho.
Teletrabalho, trabalho remoto, home office ou até mesmo trabalho a distância é uma tomada de decisão que pode ser estratégica tanto para a empresa quanto para o trabalhador. Esta modalidade simplesmente consiste em trabalhar em um ambiente que não seja o convencional de trabalho. Pode ser em casa ou até mesmo em centrais específicas.
Há um tempo o teletrabalho é analisado de modo que possa ser implementado em empresas tradicionais com o objetivo de otimizar resultados com a melhora da produtividade e economizar em alguns custos específicos. Muitas empresas já aderem a esta modalidade de trabalho tendo em vista a redução de custos com vales-transporte e vales-refeição. Isso sem contar o corte de despesas com logística, estacionamento, treinamento e recrutamento, a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a redução de seus custos pessoais.
Assim as empresas podem elevar seu lucro e eficiência. O teletrabalho também otimiza, em especial, a performance do trabalhador! Além de toda a flexibilidade de horário, poupar o trânsito e fazer seu próprio horário, o trabalhador evita o contágio de doenças virais, grande vantagem períodos como o da Gripe H1N1, a tal gripe suína. Além de prevenir o trabalhador de doenças infecto-contagiosas, um fator que é importantíssimo para empresa é o fato de obter mão de obra de qualquer local do planeta sem ter de se deslocar para isso e funcionar 24h por dia!
Atualmente temos até aulas a distância! Temos como exemplo o site e os vídeos Informaticon
Podemos analisar diversas estratégias das empresas em qualificar e otimizar o rendimento de seus funcionários. Temos como exemplo o Google, onde muitos têm o sonho de trabalhar lá simplesmente pelo ambiente de trabalho modificado, que familiariza os trabalhadores com suas respectivas áreas de trabalho.
Dê uma conferida no ponto de vista de Mário Persona, profissional de marketing, sobre o teletrabalho e suas reais vantagens.
Tendo em vista todos estes aspectos, as empresas vêem investindo no teletrabalho como mais uma maneira de inovação, sustentabilidade e qualidade de vida. Além disso, o teletrabalho cria uma visão estratégica no trabalhador de modo que ele mesmo consiga se organizar, se responsabilizar por tomadas de decisão e gerenciar o seu próprio tempo, otimizando sua disciplina e o cumprimento de tarefas.
À primeira vista, parece ser o emprego dos sonhos, mas devemos lembrar que as responsabilidades, se não as mesmas, serão maiores, uma vez que não haverá nenhum chefe ou diretor para supervisionar o trabalhador, que será integralmente responsável pelo cumprimento de suas metas e prazos e pelo planejamento de seus horários.
O teletrabalho tem como objetivo aumentar a produtividade do trabalho, através de softwares, programas específicos e equipamentos e recursos tecnológicos. Convenhamos, não há nada mais desgastante do que sair para trabalhar e se deparar com um trânsito caótico, ou até mesmo ter que encarar pessoas que não queremos com um sorriso no rosto logo pela manhã.
Mas para isso precisa-se mudar a visão tradicional de trabalho e comportamento por parte do trabalhador e da empresa, quebrando barreiras e preconceitos. A empresa tem que planejar tal reestruturação de modo que mantenha ou até aumente a segurança de informações confidencias e melhoria no atendimento ou prestamento de serviços aos clientes. A palavra-chave é otimizar com eficiência e eficácia e dar oportunidade a trabalhadores!
Se você tem interesse em trabalhar de maneira produtiva, sem desgaste físico e aprimorar seu gerenciamento de tempo e disciplina, vale à pena pesquisar empresas que já aderiram ao Teletrabalho, como a GOL e a Telejob.
E para empresas que pensam em sustentabilidade e responsabilidade social, o Teletrabalho é uma ótima estratégia, pois possibilita profissionais com alguma deficiência física ou algo que os impossibilitem estar presente na empresa a oportunidade de trabalhar e ampliar seu potencial e seus horizontes.
Um dos principais fatores que auxilia esta mobilidade é a Web 2.0 e a plataforma cloud computing, um termo que vem sido discutido há um tempo, inclusive aqui no Newronio.
Os funcionários podem se perguntar se há alguma lei que regulamenta esse tipo de trabalho. Há um projeto de lei para o Teletrabalho que está em andamento e, bem provavelmente, será aceito, uma vez que não há distinção de trabalho devido ao local da prática desde que haja vínculos empregatícios.
Lembrando que o teletrabalho não pode ser implementado em todas as empresas, pois algumas atividades necessitam, mesmo que não integralmente, da presença do trabalhador e o ambiente convencional de trabalho não deixa de ser importante para a socialização e networking do trabalhador como ferramentas de desenvolvimento profissional e pessoal.
Quer saber mais? Acesse
Este post foi escrito com a ajuda da nossa colaboradora Alessandra Tussi. Twiiiiter uss @Justale e @NewronioESPM
Você precisa fazer login para comentar.