Hoje em dia, muitos leitores entendem “veracidade” como uma conclusão apoiada em estatísticas, gráficos e tabelas e a relação entre estes itens.

Mas será que toda relação entre variáveis é real? Ou melhor, será que todas as variáveis que são apresentadas têm, realmente, uma conexão ou relação entre si?

Na verdade, não. A quantidade de eventos que podem ser medidos em função de um determinado intervalo de tempo é quase infinita, da quantidade de chuva em um estado até o consumo de margarina per capita ou o número de mortes por algum animal específico.

É claro que em um universo tão grande de variáveis, muitas delas apresentam um comportamento estatístico numericamente semelhante e diversos métodos de análise de dados podem ser usados para comprovar essa relação.

Foi exatamente isso que Tyler Vigen fez em Spurious Correlations. O estudante de Direito em Harvard afirma que o site nada mais é do que fruto de seu interesse pela ciência estatística e que não há nenhuma bandeira levantada contra o uso desta para corroborar notícias e opiniões.

Alguns exemplos dessas relações insanas:

Screen shot 2014-05-20 at 5.35.58 PM Screen shot 2014-05-20 at 5.35.42 PM Screen shot 2014-05-20 at 5.35.30 PM Screen shot 2014-05-20 at 5.35.11 PM

 

O site permite que o usuário escolha uma variável e, com base nos valores do cálculo de correlação, escolher outra variável em uma lista de ordem decrescente (da com maior correlação para a de menor, sem necessariamente haver qualquer relação causal entre as duas).

Tyler Vigen gravou um vídeo em que explica um pouco mais sobre seu projeto.

A ideia de se apresentar estatísticas a fim de se validar um ponto de vista falacioso foi a inspiração para campanha de popularização do Rugby no Brasil pela marca Topper.

Tendências e padrões absurdos emergem de dados simples e reais nessa divertida série que usa a pouca expressividade e fraca tradição que o esporte tem no país.

Minha barba. Minha vida.