Ao longo do dia nós julgamos diversas pessoas que não conhecemos, desde aquela que senta ao nosso lado no ônibus até a que passa por nós na rua. Por isso, o jornal sueco Göteborgs-Posten resolveu fazer uma campanha que mostra a importância dessa profissão para obtermos informações e não vivermos de preconceitos.
A ideia do vídeo que ganhou o título de “Visible Thoughts” foi convidar algumas pessoas que estavam passando pela rua a sentirem o preconceito “na pele”, ficando sentadas atrás de uma vitrine, sujeitas a serem julgadas por indivíduos que escreviam suas primeiras impressões sobre elas baseadas apenas em sua aparência. Essas opiniões depois serem exibidas numa tela ao lado da vitrine.
O intuito da campanha é expor o preconceito que acontece todo dia, pessoalmente ou na internet, e isso é mostrado através de algumas das palavras que foram relacionadas às mulheres que concordaram em participar do experimento como “p*ta”, “rasa”, “falsa” e “estúpida”. Além de outras que foram relacionadas a um homem que julgaram ser muçulmano por sua barba e cor de pele, como “terrorista”.
Mais de 6.000 pessoas participaram da campanha, gerando consciência do problema e de como a falta de conhecimento alimenta ainda mais o preconceito, ressaltando que um melhor entendimento dos acontecimentos do mundo pode impedir de continuarmos julgando um ao outro o tempo todo.
Você precisa fazer login para comentar.