Na nonagésima edição do Academy Awards, Meryl Streep quebrou seu recorde pessoal de indicações como melhor atriz. Atingindo a marca de vinte vezes indicada. A conquista veio com o papel de Kat Graham, no filme The Post.
Kat é uma mulher dona de um grande jornal, o The Washington Post, que não exerce um papel ativo na empresa. Vive nas sombras do pai e do marido, antigos donos do jornal. Ao longo do filme o cenário vai mudando de figura, a evolução da personagem é orquestrada com maestria por Streep.
Essa indicação vai além do recorde pessoal de Meryl Streep, e simboliza uma representatividade maior da mulher na indústria do cinema. A personagem Kat traz a realidade das mulheres da época, discriminadas apenas pela condição de gênero. Ter essa representação na premiação traz um teor mais social à festa.
Essa não é a primeira vez que Streep é vista interpretando um papel de uma mulher de grande poder, ela carrega em sua bagagem cinematográfica papéis como Margaret Thatcher, em A Dama de Ferro, e Miranda Priestly, em O Diabo veste Prada. Indicada ao prêmio de melhor atriz em ambos os papéis.
Texto de Daniel Carneiro Ferreira, produzido durante a Oficina de Produção de Conteúdo para Digital do Arenas ESPM.