A lupa é uma coisa sensacional, principalmente quando se é uma criança. Ela dá atenção aos detalhes, a tudo que a gente não presta atenção quando passa o olho. Quem nunca tentou queimar uma formiga colocando a lupa na direção de raios solares? É um objeto dos curiosos, da vontade de descobrir coisas que ninguém consegue ver.
Jordan Mang-osan viu através da sua lupa o que ninguém viu. Ele encontrou uma forma de fazer a sua arte usando a mesma técnica que conhecemos na infância: utilizando a luz do sol refletida em sua lupa.
Mang-osan nasceu no povo Igorot, na Cordilheira, Filipinas. Ele começou a fazer arte com 19 anos sempre trazendo representações das tradições do Mt. Provinces e com isso a cultura, história e o ambiente de sua região natal e do povo que a habita.
A técnica usada por ele consiste em concentrar raios de sol em um ponto quente da lupa para queimar imagens e gravar desenhos em placas de madeira.
Hoje ele é presidente da Chanum Foundation e lidera a Tam – Awan Village Artists que tem como objetivo de criar um paraíso para artistas e trazer a arte para um público maior.
Confira a incrível arte de Mang-osan:
Você precisa fazer login para comentar.