O Festival Path acontece nos dias 6 e 7 de Maio. Em sua 5º edição, o festival segue avançando no conceito tanto do público quanto da crítica, tornando-se, hoje, o maior evento de inovação do país.
Path significa “caminho” em inglês. Neste caso, o caminho aponta para tendências em diversas áreas: tecnologia, empreendedorismo, audiovisual & música, educação informal, sustentabilidade, arte, games, e mais. Os variados temas apresentam as ideias em múltiplos formatos: shows, palestras, workshops, filmes, exposições e em feiras de startups.
Mas, espera aí! Se esse papo de inovação, em diversos temas e formatos, te lembrou um certo festival que rola lá em Austin, no Texas, e que, aliás, é muito conhecido pela galera conectada com o assunto, você está certo. Sim, é do SXSW que estamos falando.
Não por acaso, o Path foi inspirado no SXSW – festival de inovação que inaugurou esse conceito. Fabio Seixas, um dos organizadores do Path, foi convidado para palestrar lá em Austin e ao retornar para o Brasil, percebeu que os mais diversos segmentos acerca do tema inovação já existiam por aqui, o que faltava era unir tudo em um só lugar. E assim, juntamente com Rafael Vettori, também organizador, nasceu o Path.
Desde 2013, criado e produzido pelo Panda Criativo, o festival já reuniu uma galera de peso. Entre os palestrantes, vale citar alguns highlights: Esteban Walther (Google), Jackie de Botton (School of Life) e Carla Layumi (Box1824), passando por Gustavo Diamante (Spotify), Mara Gabrilli (Deputada Federal), Arthur Veríssimo (Agitador Cultural) até Rocky Start (Solar Sounds), Paula Von Dogen (Estilista e Designer), Ana Moser (Instituto de Esporte e Educação) e Catharina Suleiman (Artista Plástica).
No cenário musical do Path, encontramos vários brasileiros como destaque – algo que a gente gosta muito de ver –, tais como Metá Metá, Holger, Gabi Amarantos, Rico Dalasam, Thiago França, Mariana Aydar, Tiê e Karol Konka.
Esse tipo de evento possibilita conexões que ajudam a promover mudanças nas mais diversas áreas que envolvem o cenário urbano – político, econômico, social, cultural. Então, se quiser saber mais, entra lá no site do evento e confere a programação!
Texto de Caroline Narcizo