A genialidade de Van Gogh vai muito além das artes…
Uma vez Heisenberg (físico autor do princípio da incerteza) disse que quando encontrasse com Deus faria a ele duas perguntas: ‘Por que a relatividade?’ e ‘Por que a turbulência?’, acreditando que ele teria uma resposta apenas para a primeira pergunta, uma vez que a turbulência é algo muito complexo de ser entendido.
O quadro “A Noite Estrelada” de Van Gogh, de certa maneira, contém uma representação deste fenômeno. Veja no vídeo a seguir.
(Para ver a lição completa do TED clique aqui)
Mas se você acha que a matemática e as artes nunca convergiram… Lembra do homem vitruviano? Que na verdade é um estudo, ok. Mas é arte.
Na nossa matéria Cada frame uma pintura (ou a magia do cinema) o filme Drive, que deu a Nicolas Winding Refn o prêmio de melhor diretor no festival de Cannes, é meticulosamente e matematicamente articulado como pode ser visto no vídeo feito pelo canal Every frame a painting. Clique aqui para assisti-lo.
E como estamos falando de arte, vale citar: O site Rijks Museum da Holanda disponibilizou 155 MIL imagens de obras de arte em alta resolução GRATUITAMENTE em seu site.
Entre os nomes do acervo estão Vermeer, Rembrandt e também Van Gogh. Para conferir e baixar as obras é só clicar AQUI.
Agora você não tem mais nenhuma desculpa pra ter um quadro do Romero Britto, ok?
Você precisa fazer login para comentar.