O Google já usou seus experimentos feitos para o Chrome para mostra o poder de aplicativos imersivos para browsers, e hoje revelou o mais novo projeto: “Journey Through Middle Earth”. Fãs dos livros de Tolkien e dos filmes de Peter Jackson agora têm a oportunidade de explorar um mapa interativo das terras de elfos, anões e outras criaturas, além de dar zoom em locais relevantes nos filmes da trilogia “O Hobbit” (então não, não dá para voar até Mordor).
Assim como o resto dos experimentos do Chrome, “Journey Through Middle Earth” pode ser acessado de qualquer aparelho que possua Chrome, mesmo smartphones e tablets. A experiência também funciona no Safari, mas perde algumas características imersivas. Alguns controles fazem mais sentido em um touchscreen, enquanto que os jogos funcionam melhor usando um teclado, mas de qualquer modo é uma experiência simples e intuitiva.
No momento, três das seis localizações estão disponíveis para serem exploradas; o refúgio dos elfos em Rivendell, a floresta de Trollshaw e fortaleza arruinada de Dol Guldur. Clicando nos pequenos círculos os aventureiros serão recebidos por um narrador no estilo Gandalf, que dará informações sobre os lugares e personagens relevantes, com um elemento de 3D integrado na experiência (criado usando CSS3 e WebGL). No final de cada exploração há um joguinho que não é muito desafiador, mas é visualmente magnífico. Pense na linha de Child of Eden. Afinal, o objetivo dessa experiência era mostrar o poder da tecnologia 3D para browsers.
As outras três localizações – o salão de Thranduil, Erebor e Lake-Town, serão adicionadas aos poucos ao passar das semanas. O que faz total sentido, considerando que “O Hobbit: A Desolação de Smaug” estreia nos cinemas no início de Dezembro. É uma boa aventura para os fãs que não aguentam mais esperar pelo próximo filme.