Um argumento muito comum entre os profissionais de educação física é de que o esporte é responsável por trazer um sentimento de união, educar e aproximar os mais diversos tipo de povos e culturas.
O pequeno vilarejo de Durban na África do Sul é a maior prova de que esse argumento é de fato válido e muito forte principalmente com as crianças. Entre tantos esportes conhecidos e com bastante destaque da mídia como o futebol, atletismo e natação, os pequenos moradores dessa região encontraram no Skate uma forma de se distrair, fazer amizades e até mesmo ficar longe de problemas.
O documentário Valley Of A Thousand Hills conta um pouco da trajetória desse grupo de crianças que pegam um skate e vão até o Indigo Skate Camp, uma espécie de parque com piscinas e half pipes para treinararem e fugir um pouco da realidade.
A viagem para o campeonato é um dos pontos fortes do documentário que mostra ainda como alguns vilarejos são muito afastados e seus habitantes ainda conhecem muito pouco do mundo afora.
Além disso, um dos meninos leva o troféu de 2º colocado para casa e nos dá uma lição muito importante: não importa sua colocação, o que vale é estar feliz e ver progresso em tudo que você faz.
Você precisa fazer login para comentar.