Hoje vamos conhecer um pouco mais da gigante Unilever pelos olhos de Marina Nogueirão, que trabalha para a icônica Maionese Helmann´s que está na mesa das famílias brasileiras desde que eu me conheço por gente.
E se você também trabalha em um lugar interessante, mande um e-mail para gente e faça parte dessa série “Lugares Diferentes para Se Trabalhar” que já tem entrevistas com alunos que atuam na Warner, Pinterest, Merck e agora Unilever.
1. De onde vem essa empresa e qual seu segmento de negócio?
A Unilever é uma empresa muito antiga, que começou por volta de 1870 com a Lever & Co produzindo o sabão Sunlight. Depois de diversas aquisições ao redor do mundo, hoje é uma multinacional britânica/holandesa, com sede em Londres e Rotterdam.
Ela atua em diversos segmentos: Foods, Food Solutions (que é a área que atende restaurantes), Personal Care, Home Care , Ice (sorvetes) e Refreshments (chás).
2. Qual sua posição na empresa?
Atualmente sou estagiária de Marketing Local de Hellmann’s, minha área olha especificamente para Hellmann’s no Brasil, fazemos todas as ações da marca aqui no Brasil (implementação de peças, ações de PR, ações de merchandising…) e também olhamos para a venda e distribuição da marca. Então é uma área que exige bastante um lado mais de comunicação e também analítico.
Ano passado eu estava em CMI Food Solutions, que é a área de pesquisa dentro do segmento da Unilever que atende restaurantes e faz vendas B2B. Lá eu acompanhava processo de pesquisa do Sul da América Latina, fazíamos diversos métodos de pesquisa qualitativa no Brasil, Chile e Argentina, principalmente. Sempre com o dono do restaurante ou o chef de cozinha, considerando que as necessidades para o negócio são muito diferentes das necessidades de um consumidor.
3. Como foi o processo de seleção?
Foi um processo bem longo, começou mais ou menos em setembro com inscrição, envio de currículo, teste de inglês e de lógica. A segunda fase foi uma entrevista online, que eles davam 3 perguntas e você gravava sua resposta por webcam, isso em “tempo real”, a resposta a aparecia, você tinha 30 segundos e automaticamente começava a gravar. Depois disso eles chamaram para o Super Day, que em um dia só já acontece a dinâmica e a entrevista coletiva. Na dinâmica tinham 16 pessoas, com a equipe de RH, recrutamento e os gerentes das vagas acompanhando, teve um intervalo de 5 minutos e logo depois já chamaram os 8 que ficaram para a entrevista coletiva. É um dia corrido, mas é bom que tudo já se resolve no mesmo dia e você já sabe se passou para a próxima fase ou não. Mais ou menos uma semana depois eles ligaram falando que eu tinha passado para a vaga, isso foi já no final de novembro e o início do estágio lá é só em Fevereiro do ano seguinte.
4. Quais os pontos que você pode destacar em relação a essa empresa?
A Unilever é uma empresa muito grande, mesmo se só considerarmos a Unilever Brasil, que preza muito os códigos de ética e sustentabilidade. É bom saber que você trabalha em uma empresa que tem metas globais de redução de impacto ambiental e trabalhando lá você percebe que não é somente discurso, isso tudo é aplicado no dia a dia, com diversos treinamentos, campanhas internas e também na prática do negócio.
5. Algum outro ponto/detalhe/informação/curiosidade que você gostaria de compartilhar com os leitores sobre sua experiência na empresa?
É uma experiência muito boa trabalhar lá, justamente por ser uma empresa tão grande você consegue aprender muita coisa. Sim, acaba tento muitos processos, mas com cada processo você acaba entrando em contato com áreas muito diferentes da sua, com países diferentes do seu e com isso acaba aprendendo muito e tendo uma visão maior do que somente a sua e o que temos na faculdade.
Além disso, você tem a oportunidade de mudar de área lá, como eu fiz. Mudei para aproveitar meus dois anos de estágio, aprender e conhecer mais. Lá é uma empresa que você têm muitas oportunidades e caminhos diferentes para seguir com a carreira e existe grande mobilidade entre as áreas, principalmente no programa de estágio.
Darlan Moraes Jr
Formado em Comunicação Social pela ESPM e Administração de Empresas pela PUC de São Paulo.
Foi Diretor de Criação em agências como JWT na República Tcheca, D´Arcy na Romênia, BBDO na Letônia e Rússia dentre outras. No Brasil trabalhou em agências como a McCann.
Depois de 15 anos fora da pátria mãe, retornou em 2012 e hoje trabalha – através da sua empresa Nova Opção - com aproximação do Brasil, Rússia & Leste Europeu em diversos segmentos de business.
www.darlanmoraesjr.com
www.novaopcao.biz
Você precisa fazer login para comentar.