A mais nova tendencia no mercado de entretenimento são os podcasts. Como costumo explicar para minha avó, eles são tipo programas de rádio gravados que você pode escutar em qualquer lugar à qualquer momento. A produtora canadense CBC é responsável pela produção de vários deles, e um de seus projetos mais interessantes é o Uncover.

Em uma tradução BEM livre, Uncover significa descobrir ou desvendar, e isso é exatamente o que o programa faz. Os produtores, que são jornalistas investigativos, vão em busca da verdade por trás de eventos ou instituições para descobrir o que realmente está acontecendo atrás das cortinas. 

Podemos dizer que eles são aqueles que descobrem como o mágico tira o coelho da cartola. A maneira que fazem isso? Perguntando para o próprio coelho. Vitimas manipuladas que achavam que estavam em um curso de auto-ajuda e se viram presas em um culto sexual, ou membros da comunidade gay dos anos 70 em Toronto que por anos viram amigos e família desaparecerem por pura negligência policial.

 
Foto de Keith Raniere, líder do grupo NXIVM que manipulava suas seguidoras a serem escravas sexuais, e as queimaduras feitas com laser que ele obrigava suas “escravas” a fazerem. Esse caso é o tema da primeira temporada de Uncover.

Os episódios tem uma duração média de 40 minutos, dos quais boa parte são depoimentos. É muito tocante ouvir essas pessoas contando o que aconteceu. Tortura, manipulação e abuso são alguns dos temas mais presentes, e com certeza, assim como eu, você se emocionará e chorará com as experiências que parecem vir direto de um filme de terror. Mas é isso que faz o podcast ser tão singular: Você não está ouvindo de um narrador o que aconteceu, e sim diretamente das vítimas. 

É como se você fosse o repórter perguntando para uma pessoa em um divã. O formato de aúdio acaba sendo surpreendentemente imersivo, é como se o ouvinte conseguisse visualizar as expressões do entrevistado ou sentir as suas lágrimas quando começam a falar sobre um momento delicado.

 
Foto de Joan Lawrence, idosa que foi assassinada por tentar denunciar os esquemas de fraudes, roubo, maus tratos e negligência dos locatários do imóvel que estava vivendo. Esse caso é o tema da quarta temporada de Uncover.

Eu sou uma fanática em busca da verdade, quero entender o que aconteceu e como aconteceu. Por que aquilo ficou impune por tanto tempo? Por que parece que ninguém está tomando ação agora? Uncover responde essas perguntas de uma maneira única e tocante, fazendo com que o podcast ultrapasse sua classificação de investigativo para algo muito mais emocionante. Se você também é um amante da verdade como eu e está a procura de uma nova fonte, Uncover é perfeito para você. O programa está disponível em todas as plataformas de streaming de podcasts como Spotify, Apple Podcasts ou Deezer. 

AVISO: alguns depoimentos podem ser gatilhos. Recomenda-se discrição do leitor se ele/ela escolher ouvir o podcast.

 

também conhecida como Velha dos Gatos, Verme Insolente, Renegada da Vila da Folha e Agente Romanoff.