Midnight Diner – Tokyo Stories é uma das mais recentes adições ao catálogo do Netflix. Exibida no Japão desde 2009, Shinya Shokudō, como a série é originalmente conhecida, é baseada no manga de mesmo nome criado por Yaro Abe. A série conta a história do “Mestre”, um velho chef japonês com uma cicatriz em um de seus olhos, e seu pequeno restaurante que funciona da meia-noite as 7 da manhã, com um cardápio fixo e diversos fregueses, no entanto o “Mestre” fará qualquer prato que seu cliente pedir contanto que ele tenha os ingredientes.

Cada um dos 10 episódios conta uma história diferente, sempre tendo um prato como foco, que de alguma forma tem alguma ligação com os personagens do episódio. Os personagens são exemplos dos diversos tipos de pessoas que habitam a madrugada de Tokyo, uma motorista de taxi que no passado era uma atriz de um programa super sentai, um comediante velho que sente inveja de seu aprendiz jovem e bonito e uma corretora de imóveis que tricota para homens por quem ela se apaixona.

As histórias são simples mas reconfortantes como a própria comida preparada em cada episódio, e mostram um lado pouco explorado da vida no Japão, com algumas historias tratando de temas bem interessantes. Os episódios curtos e a temática tornam essa uma série bem diferente das mais “bombásticas” e americanas do Netflix.

Midnight Diner é perfeito para assistir em uma madrugada chuvosa, ouvindo os conselhos do “Mestre” e descobrindo as histórias escondidas em cada prato.

Texto de Giuliano Roverato

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.