Publicidade

Uma partida contra o esquecimento

By Bruno Guimarães

September 03, 2015

O Alzheimer, indiscutivelmente, é uma das piores doenças que existem. As lembranças são as únicas coisas que nos mantém vivo para enfrentar o dia a dia, caminhar para o futuro e lembrarmos de quem somos, da nossa essência. Pensando no quanto essa doença devasta as lembranças que a revista espanhola Líbero, juntamente com os estudos da Universidade Autônoma de Barcelona, criou uma campanha que leva as memórias de idosos com Alzheimer para os gramados.

Todos sabemos o poder mobilizador que o futebol tem no Brasil e no mundo, mas não sabíamos que o esporte também teria um poder contra a doença do esquecimento. Após a descoberta que o futebol é um bom aliado para o tratamento de pacientes com Alzheimer e que exercitar as memórias dos gramados resultam em uma melhora no ânimo e atenção dos pacientes, a revista Líbero criou quatro edições especiais que se tornaram grande amigos das clínicas médicas.

O veículo criou edições das décadas de 40, 50, 60 e 70 com capas de Isidro Langara, Raymond Kopa, Pelé e Juanito, preenchidas com os mais relevantes acontecimentos futebolísticos da época. Além de obter os craques, jogos importantes e copas do mundo, as revistas contavam com exercícios desenvolvidos pela Fundação com o objetivo de estimular a memória dos pacientes.