De duas uma, ou o cara é muito bom ou ele realmente não tem o que fazer, mas independente do motivo, a ideia é interessante.

Jonathan Mann é um cantor e compositor que se auto-desafiou a compor e postar em seu canal uma música por dia. Ele está fazendo isso desde janeiro de 2009 e ainda não desistiu.

Em sua música número 2110, Mann decidiu utilizar da nova ferramenta do IOS 8 para ajudá-lo com a composição. Ele utilizou o autocompletar para criar uma música muito doida utilizando uma a cada três opções que o algoritmo da Apple oferece.

A ideia de utilizar de palavras aleatórias sugeridas para criar algo ocasional já foi usada de forma parecida décadas atrás por William S. Burroughs – ícone do movimento Beatnik – nos anos 50, em seu livro “The Soft Machine”. A técnica chamada “cut-up” consiste em escrever um texto, depois recortar suas palavras e reorganizá-las para escrever outra coisa, que nem sempre vá fazer sentido.

soft machine

cut up

O próprio Jonathan Mann já havia feito algo como o cut-up em seus vídeos. Na música número 2, ele fez um agregado de vários replys que recebeu no twitter para criar sua música do dia.

A música de número 2000, uniu um pouco de todas as 1999 músicas anteriores. 

Mann surpreendeu tanto com sua velocidade para composição e a quantidade de material que isso gerou, que tem sido convidado para realizar eventos e foi referenciado por Steve Jobs , Paul Krugman , Rachel Maddow e Steve Wozniak , entre muitos outros.

Música, música e música.